sexta-feira, 4 de abril de 2014

Cuspindo no prato que comeu

Não tenho procuração para defender a gestão de Jarbas Vasconcelos quando foi governador de Pernambuco, até porque não fiz parte do governo e nem estava na vida pública. No entanto, a história precisa ser construída com a verdade e não com a vontade do governo vigente.
Ao postar nas mídias sociais que recebeu o governo, em 2007, com sérias dificuldades, o governador Eduardo Campos comete uma grande injustiça com o senador Jarbas e sua equipe.

Senão, vejamos.
Ao assumir o governo, em 1999, Jarbas se deparou com um quadro extremamente adverso. Nas contas públicas, o desequilíbrio era tamanho que até a folha de pagamento do servidor estava atrasada.
A autoestima do pernambucano estava em baixa. O escândalo dos precatórios, até hoje ainda obscuro, havia minado a confiança do governo.
Após uma vitória consagradora, Jarbas montou uma equipe de grandes nomes, onde podemos destacar: Fernando Duere, Maria José Briano, José Arlindo, Mozart Neves, Guilherme Robalinho, Lúcia Pontes e tanto outros.
Com um ajuste fiscal competente, o estado viu a sua credibilidade econômica renascer. O pernambucano voltou a cantar seu hino em vários ritmos.

Estradas foram recuperadas, construídas e mantidas. A duplicação da BR-232 fez a economia do Agreste dar um grande salto. Adutoras levaram água a várias cidades. Os investimentos em Suape avançaram, preparando nosso porto para a chegada de novos empreendimentos. O novo aeroporto até hoje é referência.
Os assaltos nas estradas eram rotina, obrigando a formação de comboios para viagens. A criação da Ciosac trouxe paz às estradas.
Jarbas concluiu o seu governo em alto astral.
Assim, as postagens do governador são, no mínimo, incoerentes com a verdadeira história de Pernambuco. Parece esquecer que ele próprio foi secretário da Fazenda e, portanto, co-responsável pelo quadro desastroso que mergulhou as finanças públicas do estado até 1999.

Assim, seria justo e correto aproveitar sua aliança política com Jarbas e dizer: "Em verdade, recebemos, em 2007, do governo Jarbas - Mendonça, um estado muito melhor que entregamos em 1999".

Julio Lossio (PMDB).
Prefeito de Petrolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!