segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Senadores defendem mudanças na Lei da Ficha Limpa

 Por Blog de Jamildo

Por razões distintas, os líderes do PT, senador Humberto Costa (PE), e do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB), defenderam a revisão da Lei da Ficha Limpa, de iniciativa popular.
 Entretanto, ambos evitaram comentar a crítica do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que na quarta ­feira (17) disse que a lei “parece ter sido feita por bêbados”. Gilmar Mendes também preside o Tribunal Superior Eleitoral. » Ficha Limpa pode barrar 4,8 mil candidatos no País Cunha Lima, que teve seu mandato de governador cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em fevereiro de 2009, sob acusação de abuso de poder econômico e político, afirma que a Lei da Ficha Limpa possui consequências equivocadas.
 “Vou morrer dizendo que tive um mandato de governador cassado de forma equivocada, retardei minha chegada no Senado Federal por quase um ano exatamente pela Lei da Ficha Limpa, então como sou um ator vivo das consequências dessa lei, e sou contrário a essas consequências que se mostram equivocadas, eu prefiro me calar diante dos comentários do ministro Gilmar Mendes”, ressaltou o tucano.
» Gilmar Mendes diz que Lei da Ficha Limpa parece ter sido feita por ‘bêbados’ Já o pernambucano Humberto Costa, ressaltou a importância da consulta popular caso haja necessidade de mudanças na lei. “É necessário lembrar que ela foi objeto de uma grande mobilização nacional, de uma coleta de assinaturas, é uma emenda de iniciativa popular, e como tal, se o Congresso resolver mexer nessa lei deve também consultar a sociedade”. Ainda assim, o petista defendeu que o ideal é que alguém seja considerado inocente até que haja o trânsito em julgado de uma sentença.
 “Se nós vamos retirar o direito de alguém disputar uma eleição pelo julgamento numa instância colegiada, podemos tirar o direito de alguém que numa terceira instância possa ser inocentado”, disse Humberto Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!