quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Datafolha: João Leite bate Kalil em BH; 36% x 29%


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12) mostra que o candidato à Prefeitura de Belo Horizonte João Leite (PSDB) está na frente na disputa do segundo turno na capital mineira, com 36% das intenções de voto, ante 29% atribuídos ao seu adversário, Alexandre Kalil (PHS).
Mas há, ainda, conforme o levantamento, uma parcela considerada expressiva que afirma que votará em branco ou anulará o voto no próximo dia 30 (22% no total) ou que está indecisa (13%).
A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, tem margem de erros de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e entrevistou 1.024 pessoas nesta terça-feira (11).
Leite aparece à frente entre as mulheres, com 37% das intenções de voto, ante os 24% atribuídos a Kalil. Entre os homens, cada um tem 35%. Entre os eleitores com renda familiar mensal de até dois salários mínimos, a vantagem de Leite é maior: 41% a 23%.
Considerando-se somente os votos válidos –excluindo-se brancos, nulos e eleitores indecisos–, o candidato tucano atinge 55%, ante 45% de Kalil. Essa é a forma usada pela Justiça Eleitoral para a contabilização e divulgação do resultado da eleição. No primeiro turno, Leite atingiu 33,40% dos votos válidos e Kalil, 26,56%.
O nível de confiança da pesquisa, registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número MG-08727/2016, é de 95%. Isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário