EUA elegem nesta terça seu novo presidente

G1

As eleições para definir o próximo presidente dos Estados Unidos acontecem nesta terça (8). Embora as eleições americanas não sejam diretas, nas primeiras horas de quarta-feira, Hillary Clinton ou Donald Trump já poderá ser considerado o 45º presidente do país. A posse acontece no dia 20 de janeiro.

Os horários de votação variam muito entre os 50 estados americanos, já que seguem seis fusos diferentes. Dez estados são os primeiros a abrir suas seções, às 6h ou 6h30, que corresponde às 9h ou 9h30 de Brasília.

Como a votação acontece em um dia da semana, os postos eleitorais ficam abertos por um período bem maior do que no Brasil. Em Nova York, por exemplo, abrem às 6h e recebem eleitores até as 21 horas.
Tradição
Em Dixville Notch, um vilarejo de New Hampshire, como manda a tradição, oito pessoas se reuniram para votar à meia-noite (no horário local). A apuração foi rápida: quatro votos para a democrata Hillary Clinton e dois para o republicano Donald Trump. O candidato liberal, Gary Johnson, recebeu um voto e a curiosidade ficou por conta de uma cédula que recebeu o nome do republicano Mitt Romney, candidato derrotado nas eleições de 2012.
Resultados
O resultado deve ser conhecido apenas na madrugada de quarta-feira, como nas eleições anteriores. A exceção foi o pleito de 2000, quando foi necessária a recontagem em alguns distritos, o que atrasou o anúncio.

O voto não é obrigatório, mas os eleitores interessados precisam ter se registrado com antecedência. De acordo com o Pew Research Center (PRC), mais de 225 milhões de americanos estão aptos para votar e, neste ano, a participação dos latinos será recorde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maranata: empresa terceirizada tem lucros exorbitantes após ser contratada pela Prefeitura Municipal de Patos

Governador afaga PMDB de Patos e presenteia Grupo Mota com direção da Maternidade. Ricardo teria exigido nome de médico para o cargo

Nova Farmácia Básica do Centro é entregue à população patoense