quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Queda da cúpula política do Rio põe fim ao projeto nacional de Cabral


A prisão de Sérgio Cabral (PMDB) explicita que os escândalos de corrupção atingiram a cúpula da política do Rio de Janeiro. A prisão do ex-governador acontece um dia depois de Anthony Garotinho (PR) ter sido preso por ordem da Justiça eleitoral sob acusação de fraude na eleição do município de Campos (RJ) e pouco tempo depois da prisão do-ex-todo poderoso da Câmara Eduardo Cunha (PMDB).

Havia em torno de Sérgio Cabral um projeto de poder político nacional. Os planos tinham sido colocados em prática já na primeira eleição de Cabral ao governo do Rio, em 2006.

Fica claro agora com as investigações da Operação Lava Jato e de seus filhotes que esse projeto foi montado a partir da relação muito promíscua do poder público com a iniciativa privada.

O exemplo mais claro dessa relação foi evidenciado com a proximidade de Cabral com o empreiteiro Fernando Cavendish, da Delta Construções. 

O projeto de poder político de Cabral começa a ser atingido em 2012, com a CPI do Cachoeira, que investigou empreendimentos da empresa de Cavendish. As investigações parlamentares foram abafadas no Congresso Nacional por pressão do Palácio do Planalto no momento em que começaram a se aproximar de Cabral.

Desde então, o ex-governador começou a sofrer um intenso desgaste político, acentuado em 2014, quando ele teve de renunciar ao comando do Palácio da Guanabara sem ter condições de disputar nenhum mandato político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!