sábado, 3 de dezembro de 2016

Chapecó: despedida sob chuvas, choro e emoção


Folha de S.Paulo – Juliana Gragnani e Gustavo Uribe
A vontade era receber o time quase como campeão. Em vez disso, os moradores de Chapecó (SC) viram os jogadores do clube amado entrarem no estádio em caixões.
A cidade abraçou a trajetória da Chapecoense, que ascendeu em cinco anos da série D para a série A e, de repente, se viu no centro do mundo por causa da maior tragédia do esporte brasileiro.
queda do avião fretado do time, na Colômbia, que disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, deixou 71 mortos na madrugada de terça-feira (29), incluindo 19 jogadores, 24 membros da delegação e 20 jornalistas. Sobreviveram dois tripulantes, três jogadores e um jornalista.
Sob forte chuva depois de dias seguidos de sol, o município do oeste catarinense recebeu na manhã deste sábado (3) os caixões de 51 dos mortos, com milhares de moradores se despedindo das vítimas no estádio, nas ruas e no aeroporto. Torcedores estavam aos prantos –concretizando a perda que parou Chapecó a semana inteira.
Após passagem por Manaus, os corpos das vítimas chegaram à cidade catarinense às 9h25 em dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).
Muito emocionados, familiares dos jogadores interromperam encontro com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), para acompanhar a retirada dos caixões.
"O presidente cumprimentou os familiares e já começaram a chegar os aviões com os corpos. Não houve solenidade, não houve nada", disse Daniela de Marco, filha de Edir de Marco, ex-presidente do clube morto no acidente. Uma equipe médica ficou no aeroporto –pelo menos seis pessoas passaram mal.
Em seguida, houve um cortejo em direção à Arena Condá, que terminou por volta do meio-dia. O velório no estádio de Chapecó fez parecer que a trama de filme chegou ao fim.
Com medo de ser vaiado, Temer havia decidido inicialmente receber os familiares só em evento reservado no aeroporto. Após críticas de parentes de vítimas, que falaram em "desrespeito" e "falta de dignidade", ele recuou e decidiu que iria ao estádio.
O clube esperava que 100 mil pessoas acompanhariam o velório, mas a chuva afastou parte dos torcedores, que ficaram dias seguidos indo ao espaço prestar homenagens, fazendo dali um memorial com flores e centenas de cartazes.
O estádio, com capacidade para 19 mil, não chegou a lotar –do lado de fora, os quatro telões instalados não se mostraram necessários. Encharcado sob a chuva, parte do público foi embora após a chegada dos corpos.
'ÚLTIMO ADEUS'
A cerimônia de adeus aos jogadores da Chape teve início ao redor de 13h30 e durou cerca de duas horas. O narrador abriu o evento citando a "ascensão meteórica" do time catarinense e atestando que este era "o momento mais trágico" dos 99 anos de Chapecó.
Luciano Buligon, prefeito de Chapecó, fez sua fala vestindo a camisa do Atlético Nacional e agradecendo, em espanhol, à solidariedade dos colombianos. Ivan Tozzo, presidente em exercício da Chapecoense após a morte do titular no acidente aéreo, manifestou esperança quanto ao futuro do time.
"O sonho é uma arte involuntária", disse Tozzo. "Ele renascerá em cada torcedor e cada criança que vê na Chape um caminho que vale a pena seguir".
Os torcedores repetiram a espontaneidade dos dias anteriores e cantaram gritos de guerra como se os jogadores estivessem em campo, chamando cada um pelo nome. Quando os caixões entraram no estádio, foram recebidos aos gritos de "o campeão voltou".
Torcedores entrevistados pela Folha sempre choravam ao falar da tragédia. Eduardo Barros, 15, colocou as mãos no rosto: "Não consigo acreditar que não vou vê-los nunca mais." Jogador da sub-15 do time, estava na arquibancada, sem proteção, encharcado, lágrimas misturadas à chuva.
"É nosso último adeus", lamentou a professora Mara Ecco, 56. "Eram nossos amigos queridos, nossos vizinhos."
Ilaídes Padilha, mãe do goleiro Danilo, herói da classificação do time na competição, foi extremamente aplaudida ao entrar em campo. Torcedores gritavam o nome do jogador.
Na sexta, Ilaídes emocionou o público ao consolar o jornalista da SporTV Guido Nunes, no meio de uma entrevista: "Como vocês da imprensa estão se sentindo depois de perder tantos amigos queridos lá?"
Na Colômbia, o time e a torcida do Atlético Nacional, que enfrentaria a Chapecoense na quarta (30), fizeram uma homenagem às vítimas que repercutiu pelo mundo. O velório deste sábado (3) também foi transmitido ao vivo pelas principais emissoras de TV do país vizinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!