quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Maia assume que disputará reeleição e diz que oficializará candidatura nesta quarta

G1, Brasília
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumiu  que disputará a reeleição e disse que oficializará a sua candidatura nesta quarta-feira (1º). Ele pediu votos publicamente a deputados do PMDB durante uma reunião da bancada peemedebista.
A eleição está marcada para esta uinta (2), mas, até então, Maia vinha conduzindo uma espécie de campanha informal atrás de votos apenas nos bastidores, sem se declarar candidato. Ele ainda não registrou a candidatura oficialmente por conta de questionamentos na Justiça de adversários dele.
Os deputados que concorrem ao pleito argumentam que a reeleição na mesma legislatura é vedada (a atual termina em fevereiro de 2019). Maia, porém, alega que foi eleito em julho do ano passado para um "mandato-tampão" a fim de completar o mandato do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao posto.
Assim como seu principal rival na disputa, Jovair Arantes (PTB-GO), Maia foi convidado para fazer um discurso aos peemedebistas, que se reuniram para definir quem irão apoiar.
Em sua breve fala, fez um balanço dos meses à frente da Câmara e afirmou que estava construindo uma candidatura na base do diálogo e concluiu: "Estou pedindo a cada um de vocês a reflexão, o voto".
Ao deixar a reunião com o PMDB, Maia foi questionado por jornalistas se a sua candidatura era, então, oficial. “Estou colocando o meu nome, a decisão oficial é amanhã [quarta]. Se eu vim para uma reunião da bancada do PMDB, eu tenho que colocar o meu interesse de pleitear a presidência da Câmara”, afirmou.

Ações judiciais

A candidatura de Maia já foi questionada cinco vezes no Supremo, que ainda não se pronunciou sobre o caso. Veja abaixo cada uma:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!