terça-feira, 16 de maio de 2017

Câmara prestigia o Parque Nacional dos Guararapes


O governador Paulo Câmara prestigiou, ontem, ao lado dos ministros da Cultura e da Defesa, Roberto Freire e Raul Jungmann, respectivamente, o lançamento do Projeto de Revitalização do Parque Nacional dos Guararapes, no município de Jaboatão dos Guararapes. Além da recuperação e requalificação do Parque - Patrimônio Histórico Nacional -, o projeto, preparado por meio da Lei Rouanet, receberá, inicialmente, um investimento de R$ 5 milhões para a construção de um novo memorial. O objetivo é preservar a memória do equipamento e homenagear a participação de brasileiros na Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648.
Para o gestor estadual, a iniciativa vai dar condições de avançar na preservação do equipamento. “A medida de hoje coloca um olhar no futuro, dando condições para que o Parque, onde pernambucanos lutaram por liberdade e justiça, possa ser olhado por gerações e gerações à frente”, destacou.
O ministro Raul Jungmann detalhou que o memorial a ser construído será um local para reunir informações e objetos museológicos como livros, equipamentos e fardas. “É preciso que tenhamos um espaço onde crianças, jovens e quem vier de fora de Pernambuco possam conhecer o que foi a Batalha dos Guararapes e a afirmação da nossa identidade. Ao lado disso, queremos revitalizar o Parque, que tem um conteúdo ambiental”, detalhou.
Para o ministro da Cultura, Roberto Freire, a revitalização do equipamento é uma prioridade para o Governo Federal. “A parceria entre os ministérios da Cultura e da Defesa, do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes é muito importante, pois é preciso preservar a história de um lugar reconhecido como patrimônio brasileiro”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!