sexta-feira, 12 de maio de 2017

Moro vai julgar caixa 2 em campanhas de Dilma


Da Folha de São Paulo

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), mandou para a Justiça Federal do Paraná os trechos da delação do marqueteiro João Santana e sua mulher, Mônica Moura, que tratam do uso de caixa dois nas campanhas de Dilma Rousseff, em 2010 e 2014.

João Santana foi responsável pelo marketing nas duas vitórias da petista. Dessa forma, investigações sobre o caso vão ficar sob os cuidados do juiz Sérgio Moro. Fachin suspendeu, ontem, o sigilo dos depoimentos do casal e do funcionário André Santana.
Outras citações da delação, envolvendo políticos sem foro privilegiado, também foram enviadas ao Paraná. As citações relativas a cinco parlamentares com prerrogativa de foro no Supremo serão juntadas a outras investigações já em andamento ou serão alvos de pedidos de novos inquéritos.

Os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Marta Suplicy (PMDB-SP), e os deputados federais Vander Loubet (PT-MS) e Zeca do PT (PT-MS) foram citados pelos delatores participando do esquema de propina.

No caso dos deputados, o ministro Fachin abriu vista para a PGR (Procuradoria-Geral da República) decidir se pede ou não a abertura de inquérito. Já no caso dos senadores, as citações foram juntadas a outros procedimentos em andamento no STF – como pedido de abertura de inquérito já aberto.

Outro caso pode ficar no Supremo: sobre o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG). Ele e o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), foram citados em esquema de corrupção.

Mas, ao encaminhar o pedido, a PGR solicitou a remessa dessa ação para o STJ (Superior Tribunal de Justiça), corte que julga os governadores. No entanto, como Ananias é deputado federal – cujo foro é o STF – a investigação deveria permanecer no Supremo.
No total, a PGR apresentou ao Supremo 19 termos de colaboração de Mônica Moura, dez de João Santana e quatro de André Santana, funcionário do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!