domingo, 4 de junho de 2017

Jungmann visita municípios atingidos pelas chuvas


CHUVAS EM PERNAMBUCO
Esta é a primeira visita do ministro da Defesa, Raul Jungmann, após as enchentes nos municípios da Mata Sul
Visita de Raul Jungmann/Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Folha de Pernambuco - Raquel Freitas

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitou, neste domingo (4), os municípios atingidos pelas chuvas na última semana. Na Base Aérea do Recife, o ministro reforçou as ações do Governo Federal e disse ter atendido todas as solicitações do Governo do Estado. Esta é a primeira visita dele após as enchentes nos municípios da Mata Sul. Também neste domingo, subiu de 24 para 27 o número de cidades em situação de emergência por conta dos efeitos dos temporais. Foram incluídas na lista São José da Coroa Grande e Escada, na Mata Sul, além de Bonito, no Agreste.
"As forças armadas estarão disponíveis pelo tempo que a população precisar", frisou, destacando que, somente nos próximos dias, saberá quanto a pasta nacional está gastando com as ações de socorro às vítimas. 
Também está na comitiva o prefeito de Palmares, Altair Bezerra Júnior. Ele contou que a população ainda precisa de doações, sobretudo de colchões. Além disso, o prefeito revelou ter conversado com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, ontem.
Apesar de não saber ainda como se dará a concessão do cartão reforma, a ideia é que os recursos sejam destinados o quanto antes para construção de casas. "A expectativa é que R$ 900 mil sejam disponibilizados para construção das casas", contou. Na opinião dele, os efeitos forem menores este ano em comparação com as enchentes de 2010 por conta da barragem de Serro Azul, construída para conter esse tipo de adversidade. Mas, reforça, o município não está livre dos efeitos da chuva. "O inverno acaba em agosto. Até la, não sabemos como será", disse.
A visita acontece uma semana depois de uma das maiores enchentes na região. Seguem com o ministro o general Moura, do Comando Militar do Nordeste, o Major Brigadeiro Aguiar, do Comar, e o comandante da Base Aérea de Recife, Coronel Alexandre Hoffman. Percurso de ida será por Barra de Guabiraba, Lagoa dos Gatos, Catende e Palmares. Na volta, a comitiva passará por Água Preta, Gameleira e Rio Formoso.
Doações
A Associação da Comunidade Chinesa do Recife participou de uma séries de ações na Mata Sul, durante este domingo. "Viemos entregar alimentos, água e roupa que compramos", disse o vice-presidente do grupo, Mario Wu. O grupo arrecadou R$ 30 mil e reverteu em solidariedade para as vítimas das chuvas. Desde de 2010, quando a região foi afetada pelas enchentes, que a Associação se sensibiliza com a causa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!