quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cintra Galvão deixa a rivalidade de lado

BELO JARDIM - Rompido politicamente com o ex-deputado federal José Mendonça (DEM), há 25 anos, o ex-prefeito de Belo Jardim, Cintra Galvão (PTB), quebrou o “jejum” de décadas, ontem, e acompanhou o cortejo do democrata. O petebista encontrava-se na sacada de sua casa, próxima ao Colégio Diocesano, onde ocorreu o velório, quando o carro com o caixão e os filhos de Mendonção passou rumo ao cemitério São Sebastião. O veículo que conduzia o democrata parou, dando oportunidade para que Mendonça Filho, deputado federal e presidente estadual do DEM, descesse para cumprimentar o adversário do pai. Daí em diante, Cintra se incorporou ao cortejo, seguindo no carro do deputado federal e ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, José Augusto Maia (PTB).

No passado, Cintra Galvão e José Mendonça eram aliados. Foi o democrata quem lançou o petebista na política em Belo Jardim até que, em 1986, Cintra deixou o, então, PFL para apoiar a candidatuta de Miguel Arraes ao Governo do Estado. Enquanto isso, José Mendonça preferiu defender José Múcio, que era o candidato governista. Em 2008, o petebista disputou a Prefeitura de Belo Jardim contra o afilhado político de José Mendonça e atual prefeito, Marcos Coca-Cola (DEM), sendo derrotado. A primeira derrota de Cintra para o grupo dos Mendonça foi em 2000, quando saiu vitorioso o sobrinho de José Mendonça, João Mendonça. Cintra já fez votos por um “clássico” no município, que seria entre ele e Mendonção, mas os dois nunca se enfrentaram.

Além de Cintra, outros políticos de partidos oficialmente adversários do DEM foram a Belo Jardim, ontem, prestigiar o ex-deputado federal. Do PTB, o prefeito Zeca Cavalcanti (Arcoverde) foi um dos que marcou presença. Gestor de Serra Talhada, Carlos Evandro, ligado ao deputado federal Inocêncio Oliveira, lembrou que, em 2006, chegou a “desafiar” o cacique do PR para apoiar a candidatura de Mendonça Filho ao Governo do Estado. “Acompanhei Mendoncinha nos dois turnos e não me arrependo”, recordou. Na lista de prefeitos ainda, Ozano Brito (PSDB/Gravatá) e Flávio Lima (DEM/Toritama). FP,27/04/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!