quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Verdejante: irmão de ex-candidato ficha suja pode ser impugnado

 O ex-prefeito de Verdejante (Sertão Central, distante 508 km do Recife), Francisco Tavares (PSD), ameaçado pela Lei da Ficha Limpa, já condenado em ação de impugnação de mandado eletivo com trânsito em julgado, usou uma brecha na legislação para chegar ao poder novamente. Ele renunciou às vésperas das eleições e colocou como substituto o irmão, Péricles Tavares, para concorrer com o atual prefeito, Haroldo Tavares (DEM). Curiosamente, Haroldo também é parente de Francisco Tavares, e foi eleito com o seu apoio em 2008, mas rompeu ainda no início do Governo.
A estratégia da renúncia seguida de substituição, permitida pelas regras eleitorais, foi adotada por 157 candidatos a prefeito com registros indeferidos pela Justiça Brasil afora. Em Verdejante, que possui cerca de sete mil eleitores, apesar de ter feito praticamente toda a campanha divulgando que seria ele o candidato a prefeito, Francisco Tavares optou por substituir seu nome pelo de Péricles Tavares na semana anterior ao pleito, e conseguiu vencer a eleição com 61 votos à frente de seu primo.
O caso de Francisco Tavares, mais conhecido na cidade como Carrapicho, é semelhante a outros 68 que escalaram familiares pelo Brasil. O plano deu certo para 33 deles (48%), que venceram a disputa. Todos esses que renunciaram estavam tecnicamente barrados pela Justiça Eleitoral, mas poderiam disputar a eleição, caso recorressem. Nenhum, porém, arriscou levar o caso ao TSE ou ao Supremo Tribunal Federal.
Mas o resultado final da disputa pode não ser favorável a Carrapicho, pois de acordo com Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em recente entrevista concedida à Folha de São Paulo, a transferência de candidatura para familiares 'como se fosse uma capitania hereditária' é uma tentativa de burlar a legislação eleitoral. Para ele, essa atitude pode embasar a impugnação das candidaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!