Deputado federal pelo Pros e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2018, Capitão Wagner está na frente na corrida pela Prefeitura de Fortaleza e venceria em 1º turno se as eleições fossem hoje, segundo o levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quinta-feira (19).
O levantamento foi feito considerando dois cenários, com e sem a deputada federal Luizianne Lins (PT), que já foi prefeita de Fortaleza. Considerando a candidatura da petista, Wagner fica com 42,4% na pesquisa. Sem ela, oscila para 45,8%, próximo à margem de erro, que é de 3,5 pontos percentuais.
Nas eleições de 2018, Ciro Gomes (PDT) foi o mais votado em Fortaleza, com 40,13%, seguido por Bolsonaro, que ficou com 34,38%, e Fernando Haddad, do PT, com 19,31%. No segundo turno das eleições presidenciais do ano passado, Haddad foi o mais votado, com 55,61%, e Bolsonaro teve 44,39%.
Capitão Wagner é opositor do grupo dos Gomes no Ceará.
Com Luizianne Lins candidata
No cenário em que é apresentada, Luizianne Lins aparece com 14,8% e o deputado estadual Heitor Ferrer (SD) vem em seguida com 14,1%, empatados tecnicamente.
Renato Roseno (PSOL) chegou a 6% na pesquisa, enquanto Carlos Matos (PSDB) aparece com 2% no cenário. Ambos são deputados estaduais.
Geraldo Luciano, que pode ser candidato pelo Novo, ficou com 1,7%, enquanto Heitor Freire (PSL) pontuou com 1,1% das intenções de voto. Samuel Dias tem 0,6%.
Dos entrevistados, 11,9% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 5,3% não sabem.
Com mais de 2,6 milhões de habitantes, Fortaleza é a quinta maior cidade brasileira e segunda do Nordeste, atrás de Salvador. Atualmente, a cidade é governada, em segundo mandato, por Roberto Cláudio (PDT), aliado de Ciro Gomes.
A capital cearense possui cerca de 1,8 milhão de eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.
Sem Luizianne Lins
No segundo cenário, sem a candidatura de Luizianne Lins, a liderança se mantém com Capitão Wagner. Dessa vez, ele fica com 45,8%. Heitor Ferrer com 16,4%, e Renato Roseno, 7,5%, aparecem em seguida.
Os demais candidatos aparecem abaixo dos 3%: Carlos Matos (2,4%), Geraldo Luciano (2%), Sarto Nogueira (1,9%), Heitor Freire (1,5%) e Guilherme Sampaio (1,2%).
Com esse cenário, 15,2% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum deles e 6,2% não sabem.
Com esse cenário, 15,2% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum deles e 6,2% não sabem.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, Roberto Cláudio, atual prefeito que já foi reeleito e não pode mais se candidatar, aparece com 5,5%.
Capitão Wagner vem em seguida com 5,2%, seguido por Luizianne Lins, 3,1%.
Heitor Ferrer foi citado espontaneamente por 1% dos entrevistados. Renato Roseno ficou com 0,6%. Os outros candidatos citados chegaram juntos a 1,2%.
Dos entrevistados, 74,3% afirmaram que não sabem e 9,1% não votariam em nenhum.
Heitor Ferrer foi citado espontaneamente por 1% dos entrevistados. Renato Roseno ficou com 0,6%. Os outros candidatos citados chegaram juntos a 1,2%.
Dos entrevistados, 74,3% afirmaram que não sabem e 9,1% não votariam em nenhum.
Pesquisa
Para realizar a sondagem, o Paraná Pesquisas ouviu pessoalmente 804 eleitores da capital cearense. As entrevistas foram feitas de 14 a 17 de dezembro de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário