Blog do Heron Cid
O advogado paraibano Evaldo Cruz tomou posse, no fim da manhã de hoje, em Brasília, no comandado da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Ele foi empossado, em solenidade informal e simples, no gabinete do ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional.
Ao Blog do Heron Cid, Cruz adiantou que o primeiro desafio é a aprovação no Congresso Nacional do Plano de Desenvolvimento Regional do Nordeste, uma bússola para a Sudene. “Será um novo marco de investimento para a região e certamente trará muitos investimentos para a região”, disse Evaldo.
O paraibano assume no instante em que o Nordeste aposta em energia solar. Os investimentos ainda são tímidos. Outro desafio para Evaldo. “Entre as diretrizes, já temos uma linha de investimento muito forte para a linha dessas energias renováveis. Existe um projeto de fazer no entorno de toda a Transposição do Rio São Francisco parques de energia solar e eólica. Vamos tentar transformar o Nordeste no pulmão energético do Brasil”, prometeu.
Sediada no Recife, capital pernambucana, a Sudene historicamente tem focado naquele estado. O novo superintendente adiantou que terá um olhar especial à Paraíba: “Me sinto no dever de ter uma atenção ao Estado de forma bem especial. Precisamos revisar algumas ações, adequações ao Plano Regional, como, por exemplo, a questão do esgotamento sanitário, que muito importante. O estaleiro de Lucena merece constar no Plano de forma nominal”, disse.
Piloto de um órgão de fomente do Nordeste, região cujos governadores têm dificuldades de relação desobstruída com o presidente Jair Bolsonaro, Evaldo Cruz tem no diálogo com os gestores estaduais um desafio.
O advogado se disse pronto para interagir com os governadores. “O trato com esses governadores tem que ser feito de forma bem sucedida, respeitosa, respeitando a autonomia dos estados, são eles os demandadores. Queremos ter um diálogo com todos”, registrou.
Evaldo Cruz, genro do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB), foi indicado para o cargo pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), de quem é cunhado. O parlamentar tucano informou que recebeu o pedido de indicação diretamente do ministro Rogério Marinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário