quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Rodrigo Maia: A gente não pode misturar 2018 com a disputa da Câmara

Presidente da Câmara dos Deputados disse respeitar a decisão da legenda socialista de não defender sua candidatura, mas, de forma discreta, disse ser um erro misturar o processo eleitoral de 2018 com a eleição para a presidência da Casa

Por: Aline Moura - Diario de Pernambuco

Sala de reuniões do governo do estado ficou pequena para receber tantas lideranças. Foto: Hélia Sheppa/SEI
Sala de reuniões do governo do estado ficou pequena para receber tantas lideranças. Foto: Hélia Sheppa/SEI
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), reuniu-se nesta quinta-feira (17) com o governador Paulo Câmara (PSB), mas frisou respeitar a decisão do PSB de não apoiá-lo. O parlamentar destacou que, durante o encontro, não poderia pedir ao governador que defendesse sua candidatura à reeleição da Casa. "O governador é um homem de partido, ele vai trabalhar para que o partido esteja unido. Não posso pedir que ele divida o partido para me apoiar. Seria deselegante da minha parte”, destacou após descer as escadas do Palácio das Princesas acompanhado de deputados de várias correntes partidárias. 

Maia disse entender o papel do governador, mas frisou que ainda espera uma mudança do partido socialista, como ocorreu em 2017. “Fiz questão, como sempre faço quando venho a Recife, de visitar o governador Paulo Câmara, um grande governador, uma referência de gestão para todos nós. Claro, conversamos um pouquinho sobre política, mas é um governador de estado, não tem que passar desse limite institucional", destacou.
O parlamentar democrata não forçou a barra com o PSB, mas disse, de forma sutil, ser um erro misturar o processo eleitoral de 2018 com a disputa pela Presidência da Câmara. "Acredito que a gente não pode misturar o processo eleitoral da Câmara com o processo eleitoral de 2018. A Câmara tem uma representação decidida pela sociedade, representada em mais de 20 partidos, o PSL é um dos partidos, não há nenhum acordo na minha candidatura com o governo, a Câmara e um poder independente, agora o PSL elegeu 52 deputados que precisam ser respeitados, como precisam respeitar os 55 deputados do PT, acho que uma boa Câmara é a que garante o diálogo, o equilíbrio e a oportunidade de participação de todos os partidos. 

A reunião entre Rodrigo Maia e Paulo Câmara não ocorreu a portas fechadas. Estiveram presentes deputados de várias correntes. Três socialistas de Pernambuco participaram do encontro, dos cinco deputados federais eleitos: João Campos, Danilo Cabral e Tadeu Alencar, o líder do PSB na Câmara. Felipe Carreras e Gonzaga Patriota, também do PSB, não compareceram ao encontro. 

Segundo assessoria do governador, outros candidatos ao comando da Mesa serão recebidos por Paulo Câmara, durante o mês de janeiro. A próxima encontro acontece já nesta sexta-feira (18), quando Paulo Câmara recebe com o deputado federal alagoano João Henrique Caldas (JHC), às 10h.

No evento com Paulo, estiveram ao seu lado a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB); os deputados federais pernambucanos Tadeu Alencar, Danilo Cabral, João Campos – os três do PSB - Wolney Queiroz (PDT), Fernando Monteiro (PP), Augusto Coutinho (SD), Sílvio Costa Filho (PRB), Renildo Calheiros (PCdoB), Ossésio Silva (PRB), André de Paula (PSD) e Raul Henry (MDB), além do futuro deputado estadual William Brígido (PRB). A comitiva de Rodrigo Maia contou ainda com os deputados federais Sheridan Oliveira (RR), Laura Carneiro (RJ) e Marcos Pereira (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!