Para reduzir, especialmente o custo de produção das empresas, o Democratas defende a queda do preço dos combustíveis, a começar pelo diesel e o gás natural. No Brasil, os preços ao consumidor da gasolina e do diesel superam os praticados no mercado norte-americano em quase 30%. A Petrobras alega que antes, quando o petróleo era mais caro, os preços nas refinarias não subiram, o que justificaria eles não caírem agora. O argumento não faz sentido, uma vez que eventuais economias decorrentes do não-aumento dos combustíveis no passado já foram incorporadas nos custos e nas receitas das empresas. Com relação ao gás natural a situação é mais grave. Seu preço no Brasil tornou-se um dos mais caros do mundo. Em São Paulo, para a indústria, está cotado a U$ 12,36 por milhão de BTU, frente a U$ 5,30 nos Estado Unidos, U$ 6,50 em vários países europeus e U$ 4,70 no México. Cerca de 40% do preço do produto, segundo a Petrobras, destina-se à expansão da infra-estrutura do gás natural no país e serve para financiar tais investimentos. A fixação desse montante do preço é considerada uma caixa-preta pelos usuários mais intensos do produto e impera a total falta de transparência. Mesmo aceitando-se as justificativas da Petrobras, há um sério problema econômico com o argumento. Não se pode onerar os atuais consumidores inteiramente pelos custos de investimentos que possuem vida longa e que, portanto, beneficiarão também gerações futuras. Para isso deve funcionar o mercado de crédito, com as tarifas amortecendo o serviço da dívida ao longo da vida útil do investimento. DEMOCRATAS |
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
DEMOCRATAS: PREÇO DO COMBUSTÍVEL DEVE BAIXAR
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O engraçado que só o povo é quem paga as contas e sem direito de ressarcimento quando há superávit.
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