quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Decisão do PSDB tira Daniel do páreo


Do Jornal O Estado de S. Paulo
O governador Geraldo Alckmin e o senador Aécio Neves, dois dos principais líderes do PSDB, se uniram em uma tentativa de esvaziar o poder dos diretórios municipais da sigla na organização de consultas prévias a filiados e na montagem dos palanques para as eleições do ano que vem.
Depois de uma articulação que envolveu interlocutores dos dois tucanos, Aécio, presidente nacional do partido, determinou que a organização das campanhas nos municípios com mais de 100 mil habitantes em todo o País será "acompanhada" por uma comissão nomeada pela Executiva.
A medida atingirá diretamente os diretórios municipais do partido em São Paulo, Salvador e Recife, capitais onde os tucanos enfrentam divisões internas para a escolha de seus candidatos a prefeito em 2016.
Apesar do apoio de Alckmin, a decisão de Aécio de intervir nos diretórios municipais encontra resistência no PSDB. Em Salvador, o PSDB local gostaria de ter candidatura própria, mas Aécio está inclinado a apoiar a reeleição de ACM Neto (DEM). Já no caso de Recife, esta decisão afeta diretamente qualquer tentativa de candidatura própria do deputado Daniel Coelho, uma vez que já existe uma tendência majoritária na legenda tucana de apoiar a reeleição de Geraldo Júlio (PSB).
Aécio e Alckmin têm interesses específicos, mas ambos concordam que o PSDB precisa estar com PSB, DEM e PPS em algumas cidades importantes já com vistas às eleições nacionais de 2018. O deputado paulista Silvio Torres, secretário-geral do PSDB e aliado de Alckmin foi o escolhido por Aécio para apresentar as propostas em reunião da Executiva na semana que vem. A regra também valerá para cidades menores, mas que tenham retransmissoras de TV e, portanto, horário eleitoral gratuito e obrigatório.
"Vamos acompanhar mais de perto a montagem das coligações. Entre as atribuições que têm a Executiva Nacional está a de disciplinar eventuais disputas de prévias", afirmou o diretor de gestão corporativa do PSDB, João Almeida.
O governador de São Paulo apoiou a ideia. Em contrapartida, Aécio chancelou a iniciativa do diretório estadual paulista de implodir o processo de antecipação das prévias na capital do Estado.
O senador comunicou pessoalmente ao presidente do diretório paulista do partido, Pedro Tobias, que apoiaria a iniciativa. E foi além. "Ele gostou tanto da ideia que resolveu fazer igual no Brasil inteiro. Os diretórios estaduais não podem ver o processo de camarote", disse Tobias, que vai participar da reunião da Executiva do partido, em Brasília, de formalização da iniciativa.
A articulação causou reações entre os tucanos do maior colégio eleitoral do País, e onde a sigla está dividida. "Estão propondo uma intervenção branca no diretório municipal. O diretório estadual, usando o guarda-chuva do nacional, tirou o poder de regular as prévias", criticou o vereador Mario Covas Neto, o Zuzinha, presidente do PSDB da cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!