Foi instalada nesta terça-feira (14) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Conforme já previa a própria oposição, a base do governo conseguiu indicar o presidente e o relator da comissão: respectivamente, os senadores João Pedro (PT-AM) e Romero Jucá (PMDB-RR). Assim que foi eleito, João Pedro anunciou que a próxima reunião do colegiado ocorrerá no dia 6 de agosto, logo após o recesso.
Os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Sérgio Guerra (PSDB-PE) e José Agripino (DEM-RN) criticaram a base do governo por acumular os cargos de presidente e relator. Eles argumentaram que haveria uma tradição na Casa segundo a qual o comando das CPIs seria dividido com a oposição. Para Alvaro Dias, "esse desrespeito à tradição faz da comissão uma CPI chapa-branca". Já Agripino avaliou que o empenho do governo em acumular esses cargos revela "seu temor quanto às possíveis conclusões das investigações a serem feitas".
Ao contestar esses parlamentares, o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), declarou que essa tradição nunca existiu. Ele lembrou aos colegas que durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso o PT não ocupou a relatoria de nenhuma CPI.
João Pedro foi eleito com 8 votos, enquanto o candidato da oposição, Alvaro Dias, recebeu 3 votos. A primeira decisão de João Pedro, após ser confirmado no cargo, foi utilizar sua prerrogativa de presidente da CPI para indicar Romero Jucá como relator da comissão. Companheiro de chapa de João Pedro, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) foi eleito vice-presidente da CPI.
Fundação Sarney
Questionado por jornalistas se a Fundação Sarney - acusada de desviar recursos da Petrobras - será investigada pelo colegiado, Romero Jucá respondeu que essa questão ainda será analisada pela CPI.
- Vamos avaliar. Ainda não há nenhuma decisão - disse ele.
Romero Jucá informou que apresentará, na próxima reunião, em 6 de agosto, sua proposta de trabalho. Além disso, João Pedro afirmou que nesse dia também haverá apreciação de requerimentos - os senadores Alvaro Dias e Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) apresentaram já nesta terça-feira uma série de solicitações de depoimentos e informações sobre a estatal, entre outros pedidos.
Agência Senado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Patos no Caminho da Mudança!
Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert. Por uma Patos Melhor!
-
O ex-prefeito de Caruaru, no Agreste pernambucano, e atual vereador do município, Tony Gel (DEM), apontou, entre outros motivos, incompetên...
-
Peço a Deus todo momento Pra um dia me levar Onde foi meu nascimento Refrão O que não posso tirar Nunca da minha lembrança é o pedaç...
-
Olá Benone, sou de Brejinho mas atualmente moro em Brasilia, fico feliz em colaborar com seu blog e também saber noticias no nosso sertão ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário