Do G1
Anunciado hoje como novo ministro interino da Defesa, o general de Exército Joaquim Silva e Luna será o primeiro militar a comandar a pasta desde 1999, quando o ministério foi criado.
No Exército desde 1969, o general assumirá no lugar de Raul Jungmann, que passará a comandar o novo Ministério da Segurança Pública.
General de quatro estrelas desde 2011, Silva e Luna passou os últimos anos da carreira no primeiro escalão do Ministério da Defesa. Desde outubro de 2015, ele ocupava o cargo de secretário-geral da pasta.
Silva e Luna assumiu o posto ainda o governo Dilma Rousseff, convidado pelo então ministro Aldo Rebelo, e permaneceu quando o presidente Michel Temer assumiu após o impeachment.
O Ministério da Defesa foi criado em 1999, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e, até agora, havia sido comandado somente por civis.
Durante esses 19 anos, dez ministros chefiaram a pasta, entre eles o ex-governador da Bahia Jaques Wagner, o ex-chanceler Celso Amorim, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim e o ex-vice-presidente da República José Alencar.
Segundo a reportagem apurou, o Palácio do Planalto fez questão de registrar a condição de interino de Silva e Luna no cargo a fim de tentar preservar o equilíbrio nas relações entre Exército, Marinha e Aeronáutica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário