quarta-feira, 13 de março de 2013

Igreja elege argentino Jorge Mario Bergoglio como novo papa

Os sinos da basílica de São Pedro e a tradicional fumaça branca na chaminé da capela Sistina confirmaram, na tarde desta quarta-feira (13), a eleição de um novo papa. O primeiro anúncio foi esperado com ansiedade pela multidão, que comemorou a escolha do argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos para ocupar o mais alto cargo da Igreja Católica.
O novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana, em meio aos 115 cardeais que participaram do processo, era arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires, desde 1998. E recebeu cerca de dois terços dos votos, representando 77 posições, aceitando a missão de comandar a Santa Sé. Bergoglio assume o comando do Vaticano 13 dias após a renúnica de Bento 16, que deixou o cargo em 28 de fevereiro, após declarar não ter mais forças para seguir no posto.
O primeiro papa latino americano, decidiu adotar o nome de Francisco I, deixando de lado toda a especulação acerca da nomenclatura que, dentro da tradição jesuíta, girava em torno dos nomes de Pedro e João. Após os rituais estabelecidos, o sucessor do alemão Joseph Ratzinger, deve se dirigir a uma sala, devidamente preparada, intitulada Sala das Lágrimas, onde o esperam três hábitos papais (de tamanhos pequeno, médio e grande) para que possa se vestir. Duas cortinas de veludo vermelho já estavam instaladas na varanda central da basílica aguardando a apresentação do novo papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!