segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Imprensa internacional destaca condenação de José Dirceu

A pena de 10 anos e 10 meses que o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu para José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo do presidente Lula, repercutiu de imediato nos jornais internacionais. As publicações, em sua maioria, se referiram ao petista como 'braço direito' do ex-presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, e organizador do mensalão.
O jornal espanhol El País fez uma chamada na capa de seu site dizendo 'Condenado a 10 anos de prisão mão direita de Lula'. Segundo o jornal, a 'incógnita' agora é saber qual será a decisão do PT. 'Dias atrás o partido decidiu fazer um manifesto contra o processo no STF, mas, segundo se apurou, Lula aconselhou esperar até conhecer as condenações do grupo político: Dirceu, José Genoíno, ex-presidente do partido, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro', analisou a publicação.
A publicação norte-americana New York Times, além de noticiar a decisão desta segunda-feira (12) do STF, destacou a notícia 'Caso de corrupção brasileira aumenta esperanças para o sistema judiciário', em tradução livre, publicada em outubro. Na reportagem, o jornal fala sobre os frequentes escândalos de desvios de verbas no país e a acomodação das pessoas em relação ao assunto, mas ressalta que o julgamento do mensalão 'aponta para uma rara ruptura na responsabilidade política e uma faixa de independência crucial no sistema legal'.
O jornal francês Le Monde ao noticiar a pena do ex-ministro, também classificou Dirceu como o antigo braço direito de Lula. O jornal destacou a notícia entre as manchetes internacionais do dia em seu site.
O jornal inglês The Guardian, embora não tenha publicado nenhuma notícia sobre a decisão desta segunda-feira, destacou na semana passada que, apesar de ser apontado como o maior escândalo de corrupção política da história do país, o processo pouco influenciou na reputação e na aprovação popular de Lula. O artigo, intitulado 'Ex-assessor presidencial brasileiro condenado por corrupção', descreveu também a trajetória de Dirceu, da clandestinidade à decisão do STF. (Do Informa JB - Luciano de Pádua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!