segunda-feira, 8 de abril de 2013

DEMOCRATAS só não aceita alianças com o PT

Aliado ao PSDB desde a primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso para presidente da República, em 1994, o DEM poderá romper essa aliança nas eleições presidenciais do próximo ano. A ruptura não será uma coisa fácil porque o DEM (antigo PFL) deu o vice do PSDB em 94, 98 e 2006. Que foram, respectivamente, os pernambucanos Marco Maciel (duas vezes) e José Jorge. Este último foi o vice de Geraldo Alckmin em 2006 e hoje é ministro do TCU.

O primeiro sintoma de que é possível o DEM não caminhar com a candidatura de Aécio Neves em 2014 foi uma declaração dada recentemente pelo prefeito de Salvador ACM Neto. Ele disse que o seu partido não apoiará automaticamente o senador por Minas Gerais. Vai examinar outras alternativas, entre elas a provável candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com quem já teria se entendido. Essa seria também a posição do prefeito de Aracaju, João Alves Filho.

Para facilitar suas alianças, a executiva nacional do DEM tomou duas importantes decisões. Primeira, os diretórios regionais terão autonomia para fazer as alianças que melhor atenderem aos interesses locais. Segunda, a legenda está liberada para celebrar coligações com partidos políticos da base de apoio à presidente Dilma, exceto o PT. Isso dará flexibilidade à legenda para se compor em nível estadual até com o PCdoB, caso a aliança com os comunistas seja do seu interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!