quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Jarbas defende projeto original do Canal do Sertão

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) disse ontem(3), em discurso no Senado Federal, que o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, deve recuar das mudanças feitas no Canal do Sertão, que retiram municípios do Araripe pernambucano do projeto original.

“É injustificável que o governo venha fazer ajustes desnecessários que reduzam a abrangência do Canal do Sertão. Não posso concordar com essa mudança e creio que o melhor caminho a ser tomado pelo Ministério da Integração Nacional é suspender as alterações promovidas, pois não é justo que a população do Araripe tenha suas expectativas frustradas”, afirmou Jarbas.

O peemedebista relembrou que foi durante o seu segundo mandato como governador, em 2005, que o Estado assinou a adesão ao projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco. E, naquela ocasião, o Governo Federal assumiu o compromisso de levar o Canal do Sertão ao Araripe.

Para que a participação de Pernambuco fosse efetivada, segundo Jarbas, ele sugeriu, entre outras reivindicações, o aumento da vazão do chamado Eixo Norte para o Açude de Entremontes, no município de Parnamirim, e a execução do Projeto Canal do Sertão Pernambucano, além da garantia da criação do Ramal do Agreste e a captação de água para a Adutora do Pajeú.

A nova configuração do Projeto Canal do Sertão, anunciada no último mês de outubro, deixa de fora os municípios de Ouricuri, Araripina, Trindade, Bodocó, Exu, Granito e Moreilândia. “Infelizmente, as explicações dadas até o momento não satisfizeram quem defendia, como eu, a proposta original do projeto, que foi considerada viável, em 2005, por parte do Ministério da Integração Nacional”, observou Jarbas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!