segunda-feira, 13 de abril de 2015

Primeira manhã de greve tem adesão parcial

Do G1 PE
O primeiro dia de greve dos professores estaduais foi de adesão parcial no Grande Recife. Apesar de a categoria ter decidido parar as atividades por tempo indeterminado em assembleia realizada na sexta-feira, as aulas continuaram em parte dos colégios do Grande Recife nesta segunda, mesmo com a quantidade alunos reduzida. Em muitos casos, no entanto, as atividades não duraram a manhã toda. Em outros, houve paralisação total.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) informou, por meio da assessoria de comunicação, que estava visitando os colégios para avaliar o grau de adesão ao movimento. O balanço com o número de escolas/docentes que aderiram à paralisação deve ser concluído no final da tarde. A Secretaria Estadual de Educação informou que também está fazendo um levantamento da quantidade de colégios que paralisaram as atividades.
Segundo a Secretaria, a análise inicial indica que "parte significativa das escolas do Estado não aderiu à greve". Mesmo assim, o número de alunos que foram às unidades de ensino foi pequeno. A nota informa que "foi constatado que em várias escolas em funcionamento há professores, porém, não há a presença dos alunos ou, quando há, estão em pequeno número". Por isso, a secretaria pede "para que os pais ou os responsáveis entrem em contato com as unidades de ensino para saber se a escola está com as atividades normalizadas e, em caso positivo, encaminhem os estudantes para as escolas".
O G1 percorreu algumas escolas da área central do Recife, mas não foi autorizado a entrar em todas as unidades para acompanhar as atividades curriculares. As coordenações do Ginásio Pernambuco e da Escola de Referência em Ensino Médio Dom Vital, localizadas na Boa Vista e em Casa Amarela, respectivamente, informaram que as aulas não sofreram alterações. Mesmo assim, não permitiram que a reportagem fosse até as salas.
O reajuste concedido aos decentes pernambucanos neste ano foi de 13,01%, mas apenas para os professores com ensino médio (antigo magistério). De acordo com o Sintepe, apenas 10% da categoria tem essa qualificação. Por isso, os outros 90% ficarão sem reajuste. Por nota, a Secretaria de Educação reafirmou o compromisso de pagar o piso salarial e informou que está aberta para continuar as negociações com a categoria, desde que a greve seja interrompida. O órgão ainda falou que, ao deflagrar greve após a terceira rodada de negociações na sexta, a categoria rompeu o diálogo que vinha sendo estabelecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!