sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Partidos de oposição formam bloco para Maia na Câmara


Atual presidente da Casa pode conseguir apoio de até dez partidos, que poderiam lhe garantir até 242 votos na eleição da Mesa Diretora, em fevereiro
Catarina Alencastro e Bruno Góes - O Globo
Enquanto os filhos do presidente eleito, Jair Bolsonaro , fustigam a candidatura à reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avança nos bastidores da Casa um acordo de partidos para transformar o deputado carioca no representante da oposição a Bolsonaro disputa pela mesa. O GLOBO apurou nesta quinta-feira que Maia já teria apalavrado o apoio do PDT e estaria em conversas avançadas com PT e PCdoB. As bancadas dos três partidos, aliadas a outras sete siglas – DEM, PSB, PSDB, PR, PSD, Pode e SD –, já garantiriam 242 votos a Maia. Há sempre, no entanto, a possibilidade de traições na votação, o que torna a conta incerta.
Correndo o risco de ficar isolado até mesmo na oposição, o PT deve acabar aderindo a Maia, mas, antes, quer obter compromissos do presidente da Câmara, como o de não "atropelar o regimento" para ajudar o governo. Donos da maior bancada na Casa, com 56 deputados, os petistas também querem apoio para ocupar cargos na mesa e nas presidências de comissões.
Os movimentos de partidos de esquerda em direção a Maia não são novos. Nas duas vezes em que foi eleito presidente da Câmara, ele contou com o apoio da esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!