sábado, 6 de julho de 2013

Mendonça Filho culpa base pela falta de avanço

O deputado federal Mendonça Filho (DEM) afirmou, durante entrevista à Rádio Folha FM 96,7, que a visão da presidente Dilma Rousseff (PT) de falar de Reforma Política neste momento é um “tanto quanto tarde”. Além disso, o parlamentar declarou que se não houve avanços no tema foi por causa de falta de vontade própria base da petista.
A oposição tem se colocado contra a proposta do plebiscito argumentando que um referendo seria uma opção melhor devido à complexidade de uma Reforma Política. No entanto, o tema não foi votado, nem ele conseguiu ser levado ao plenário.
Ao ser questionado como é que se esperaria que o tema fosse aprovado para poder ser referendado pela população em seguida, Mendonça Filho disse que “primeiro essa visão da presidente Dilma de falar em Reforma Política agora é um tanto quanto tarde”.
“A primeira mensagem que ela enviou ao Parlamento como presidente eleita, ainda no início do seu mandato, ela falava em Reforma Política. A base governista tem mais de 400 deputados no Congresso Nacional. E esmagadora maioria no Senado. Então, se não houve avanços no tema Reforma Política foi por conta de falta de vontade da própria base da presidente Dilma”, disparou.
Para ele, um plebiscito fazendo com que as pessoas consultem temas como financiamento público, sistema eleitoral distrital misto, distrital puro, proporcional lista fechada, lista aberta, voto facultativo, entre outros temas, não é uma coisa simples para “se tocar da noite para o dia, como imagina a presidente”.
O parlamentar ainda disse que “o que a gente deduz da iniciativa é que há, na verdade, uma tentativa de desviar o foco, desviar o foco das manifestações que ocorreram recentemente no Brasil e que dizem respeito principalmente à reclamação por parte do povo com relação aos problemas que estão afetando diariamente a população”.
“Então, eu acho que a presidente deveria dar uma demonstração de que quer ajustar o governo, reduzir essa máquina inchada, tem mais de 39 ministros para vinte no máximo ministros, na metade, e fazer com que a gente possa investir naquilo que de fato vai se traduzir em melhoria da qualidade de vida da população”, cravou o democrata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!