sábado, 6 de julho de 2013

Sport vence e convence em Santa Catarina

Quando o momento é de desespero, 1×0 é goleada. Os jogadores deixam de lado o glamour do futebol e partem para a guerra. Jogam com raça. Um dos candidatos para ocupar o G-4 da Série B, o Sport não seguiu a linha do desespero. Na tarde deste sábado (6), o Leão esteve em Santa Catarina para encarar o Joinville. A desenvoltura dos rubro-negros dentro de campo deixou claro que o clima anda muito bem no vestiário da Ilha do Retiro. A vitória de 3×2 fora de casa é a maior prova disso. Diferente do que vinha sendo visto no início do ano, o Sport reaprendeu a tocar a bola. Soube afastar os perigos do adversário sem ser na base do chutão.
O resultado alimenta ainda mais o desejo dos rubro-negros em voltar a disputar a Série A. Marcelo Martelotte chegou a jogar retrancado em alguns momentos, mas soube administrar bem a equipe. Não errou nas substituições. Avançou a marcação, que esteve forte durante os 90 minutos. Os pernambucanos chegaram a sofrer pressão, mas nada fora do normal. O Leão termina a 7ª rodada a um ponto do G-4. Embarca de Santa Catarina com uma boa vitória na bagagem, e se prepara para o confronto do próximo sábado (13), contra o América/RN, em Natal.
Ciente de que o Joinville começaria o jogo indo para cima, o Sport impôs uma marcação forte, tanto que o lateral Carlos Alberto recebeu uma dura entrada de Tobi e, machucado, precisou deixar a partida. Bem postada, a defesa rubro-negra deixou o jogo morno, evitando qualquer tipo de ameaça da equipe catarinense. Com espaço, o Leão aproveitou para tocar bem a bola. Mas o primeiro gol da partida surgiu após jogada individual de Camilo. Aos 12 minutos, o meia avançou com qualidade, invadiu a área, puxou para a perna direita e largou uma bomba: 1×0. O gol trouxe desespero para os donos da casa.
No entanto, perfurar a zaga do Sport não era uma tarefa das mais fáceis. Sem muitas opções, o Joinville apostou em jogadas pelas pontas, arriscando também chutes de longa distância. Por sua vez, o Leão queria aproveitar os contra-ataques. O time até tinha uma boa saída de bola, mas não finalizava bem. À medida que o primeiro tempo foi caminhando para o fim, a equipe catarinense tentava desesperadamente chegar ao empate. Nos minutos finais, pressão total no gol de Magrão. Mas o placar não foi alterado.
Diferente do primeiro tempo, a etapa complementar começou quente. Nos primeiros minutos, o Sport ampliou o placar com Marcos Aurélio, que, como de costume, acertou um chute de primeira, no canto direito do goleiro Ivan. Não demorou muito para o Joinville reagir. Um minuto depois, Lima diminui para os donos da casa.
Enquanto o Sport se retrancava (Renan Teixeira entrou no lugar de Felipe Azevedo), o Joinville avançava. O técnico Arturzinho fez mudanças drásticas na equipe. O treinador tirou o zagueiro Rafael para dar vaga ao meia Wellington Bruno. Maior no jogo, a equipe catarinense foi para cima e, aos 30 minutos, sofreu um pênalti. Lima foi para a cobrança e deixou tudo igual no placar.
O Sport não se abateu com a reação do adversário e logo tratou de buscar a vitória. Como no primeiro tempo, o Leão não encontrou dificuldades para tocar a bola. E foi justamente numa troca de passes que a equipe chegou à vitória. Rithely se aproximou da grande área e rolou para Lucas Lima, que encontrou Renan Teixeira, como homem surpresa, livre pela direita. O volante chutou de primeira, rasteiro, para marcar. A bola passou por entre as pernas do goleiro antes de estufar as redes.
O Joinville ficou abatido. Viu todo o esforço ir por água abaixo ao ver a tranquilidade do Sport tocando a bola. Apesar de alguns momentos de pressão, os donos da casa foram vencidos pela determinação dos rubro-negros, que saíram de Santa Catarina com um grande resultado. Os três pontos alimentam ainda mais a tese de que o Sport é um forte candidato para conseguir uma das quatro vagas que garantem lugar na Série A em 2014.
Ficha Técnica: Joinville 2 x 3 Sport
Joinville: Ivan; Carlos Alberto (Eduardo), Rafael (Wellington Bruno), Sandro e Rafinha; Augusto Recife, Marcos Vinícius, Ricardinho e Marcelo Costa (Kim); Ronaldo e Lima. Técnico: Arturzinho
Sport: Magrão, Patric, Pereira, Tobi e Marcelo Cordeiro; Anderson Pedra, Rithely, Lucas Lima e Camilo (Roger); Marcos Aurélio (Jonathan Balotelli) e Felipe Azevedo (Renan Teixeira). Técnico: Mercelo Martelotte
Local: Arena Joinville
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas e Jose Reinaldo N. Júnior (ambos do DF)
Gols: Camilo, Marcos Aurélio e Renan Teixeira (Sport); Lima (Joinville)
Cartões amarelos: Rithely, Anderson Pedra, Renen Teixeira, Roger (Sport), Rafael, Ivan, Lima (Joinville)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!