segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pesquisa constata o fim de um ciclo

Por Inaldo Sampaio

 A pesquisa que o Instituto Datafolha divulgou sábado mostrando que no espaço de apenas três semanas a aprovação ao governo Dilma Rousseff caiu de 57% para 30% é o prenúncio do fim de um ciclo. Este ciclo se iniciou em 2003 com a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República. Foram oito anos de governo dele, além de quatro de Dilma Rousseff que só se completarão em 2014. Ao todo, portanto, terão sido 12 anos de PT no mais alto cargo executivo do país.

Que fique logo claro para os eleitores que a alternância de poder é próprio das democracias. O PSDB ficou oito anos no governo por intermédio de FHC, e ainda tentou emplacar Serra para ficar mais quatro, mas não deu. Os tucanos foram substituídos pelos petistas. Agora, a menos que haja um segundo tsunami (o primeiro foram as manifestações de rua), chegou a hora de o PT ceder a cadeira a um dos partidos de oposição. Fôlego para ficar mais quatro, o partido dificilmente terá.

Não que a presidente Dilma Rousseff seja uma governante fraca ou incompetente. O problema é que o povo está sinalizando que cansou do governo do PT, assim como já sinalizou em 2012 na eleição para prefeito do Recife. Hoje, só quem defende o PT, com convicção, são os beneficiários do “Bolsa Família”. Mas nenhum governo se sustenta se não tiver o apoio da classe média e esse o PT praticamente não tem mais. Por isso, em 2014 pode dar qualquer coisa, menos o PT pela quarta vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!