segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Vencer o atraso pela Educação

Por Magno Martins
 O ex-ministro da Fazenda, o paraibano Maílson da Nóbrega, ficou encantado com um estudo do professor pernambucano Alexandre Rands, irmão do ex-deputado Maurício Rands, apontando como saída para o desenvolvimento do Nordeste um investimento maciço na Educação.
Em seu artigo semanal na revista Veja, Nóbrega faz referências a um dos capítulos do livro organizado por Fábio Giambiagi e Cláudio Porto com as ideias de Rands. A proposta passa por uma nova política de desenvolvimento regional que buscaria reduzir as desigualdades regionais em educação, tanto a qualidade quanto a quantidade disponível.
“Inversões em infraestrutura permitiriam o florescimento de novos empreendimentos, que teriam perfil adequado para absorver mão de obra mais qualificada”, escreve o ex-ministro, para acrescentar:
“Evitar-se-iam, assim, sua migração para outras regiões e a redução do efeito das novas políticas. Professores teriam bonificação por desempenho de seus alunos e os melhores estudantes receberiam bolsas de estudo. A Sudene se converteria em órgão de apoio gerencial, geração de empregos e outras funções associadas à nova estratégia”.
O ex-ministro considera as ideias de Rands uma grande novidade e merecem, segundo ele, a atenção do Governo, das lideranças políticas empresariais e dos que se preocupam com o desenvolvimento do Nordeste.
“Uma coisa é certa: o Brasil só será tão mais justo e próspero quanto menores forem as desigualdades regionais”, enfatiza Maílson da Nóbrega, para quem a Educação é o único determinante do atraso relativo da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!