quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Com Barbosa, Dilma cai numa armadilha


Blog do Kennedy

Terá de pagar pedágio ao mercado para conquistar confiança
A desconfiança dos agentes econômicos em relação a Nelson Barbosa tem razão de ser. Ela acontece em função do que foi feito pelo novo ministro da Fazenda quando ele pertenceu à equipe econômica do primeiro mandato e pelas brigas que travou com o antecessor, Joaquim Levy, ao longo deste ano.
Nos discursos de ontem, Nelson Barbosa e a presidente Dilma Rousseff tentaram transmitir a ideia de continuidade na política econômica. Ou seja, que não haveria mudança em relação ao que fazia Levy. Ora, isso é falso.
Se o governo acreditasse em continuidade, não teria derrubado Levy. Hoje, podem ser discutidos os motivos da saída, se Levy falhou com um ajuste que não conseguiu implementar, se ele foi duro demais, se a presidente o enfraqueceu com seus titubeios e vaivéns ou se é uma mistura dessas variáveis. Mas uma coisa é fato: Barbosa pensa diferente de Levy e soa falso tentar vendê-lo como solução de continuidade, porque ele não é.
Isso explica a desconfiança do mercado. Ora, quando um ministro da Fazenda fala com investidores para tranquilizá-los, o resultado esperado é uma melhora das expectativas econômicas. Aconteceu o contrário ontem após uma conferência de Barbosa com investidores estrangeiros. O dólar subiu. A Bolsa caiu.
Barbosa vai precisar de atos e não de palavras para conquistar a confiança dos agentes econômicos. Barbosa precisará surpreender, como disse a presidente Dilma a aliados na confraternização de ontem no Palácio da Alvorada. Enquanto isso não acontecer, a desconfiança continuará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!