quarta-feira, 20 de abril de 2016

Cássio é confirmado na Comissão do Impeachment


Cássio é confirmado na Comissão do Impeachment
PB Agora
Líder do PSDB no Senado e um dos defensores da saída da Presidente Dilma, o senador Cássio Cunha Lima foi indicado para compor a Comissão do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), no Senadio. O parlamentar paraibano era contado para presidir a comissão.  Antes da escolha dos nomes, ele fez críticas ao governo federal, e garantiu que não irá fazer parte do eventual governo de Michel Temer..

“No primeiro momento em que o Senado recebe o processo do impeachment da presidente Dilma, o PT já tenta retardar o processo. É como se estivéssemos em uma partida de futebol, com transmissão ao vivo para todo o Brasil, por todas as emissoras de televisão, e uma das equipes retardasse o início do jogo, ainda no vestiário, sem querer entrar em campo. É o que o PT está fazendo nesse instante”.

Foi assim que o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), definiu no Plenário, nesta terça-feira (19), a atitude do PT ao tentar procrastinar o andamento dos trabalhos na Casa, na instauração do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff encami nhado pela Câmara dos Deputados.

A comissão foi instalada no Senado ontem. E seguiu todo um ritual. Cumprindo mais uma etapa do processo de impeachment da presidente Dilma, o primeiro secretário da Mesa Diretora do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO), concluiu há pouco a leitura no Plenário do Senado da comunicação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre a aprovação da denúncia contra Dilma. Dentre s nomes apontados pelos senadores da oposição está o do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

Após a leitura, Renan Calheiros começou a orientar os senadores sobre a tramitação do processo na Casa. O presidente informou que os líderes partidários têm 48h para indicar os nomes que irão compor a Comissão do Impeachment. A indicação será por blocos parlamentar e não por partido – como foi na Câmara. Isso porque o número de titulares no grupo é inferior ao de partidos. (Veja como ficou a distribuição de vagas abaixo)

No entanto, Renan disse que se todos os nomes forem indicados na sessão de hoje, não haverá necessidade de prolongar o prazo até sexta-feira. “Faço um apelo a todos os Líderes Partidários e Líderes de Bloco para que, por favor, entreguem o mais rapidamente possível a indicações de suas bancadas. Porque se nós tivermos hoje a totalidade das indicações, hoje mesmo, realizaremos a eleição da Comissão Especial aqui no plenário do Senado Federal”, disse o presidente.

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN) já comunicou os nomes que irão compor o bloco da oposição. Os titulares serão Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). Gladson Cameli (PP-AC) também indicou os representantes do bloco moderador (formado pelos seguintes partidos: PR, PTB, PSC, PRB e PTC). Os titulares serão Wellington Fagundes (PR-MT) e Zezé Perrella (PTB-MG).

No entanto, representantes da base do governo defendem o prazo de 48h, com o objetivo de ganhar tempo. “Nós não queremos, aqui, sermos atropelados. É isso o que está acontecendo. Não dá para aceitar alguns discursos de gente que passou um ano e quatro meses paralisando o País nessa crise política agora tirar o nosso direito por causa de dois dias”, disse o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). “O entendimento tirado na reunião dos Líderes é este: nós temos 48 horas para indicar os membros dessa Comissão”, conclui.

Veja como ficou a distribuição de vagas na Comissão do Impeachment: BLOCO PARTIDÁRIO VAGAS PMDB 5 PSDB, DEM e PV 4 PT e PDT 4 PSB, PPS, PCdoB e Rede 3 PP, PSD 3 PR, PTB, PSC, PRB e PTC 2 Total 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!