quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Fachin desmembra inquérito de "quadrilhão" do PMDB


Atendendo a pedido da PGR, ministro manteve no STF investigações contra José Sarney e Sérgio Machado (que não detêm prerrogativa de foro), mas enviou fatos relacionados a operadores ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba
IG
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato na Corte, determinou o desmembramento do inquérito que apura a atuação do chamado 'quadrilhão do PMDB' no Senado. Essa investigação já motivou denúncia por associação criminosa  contra os senadores Romero Jucá (RR) , Renan Calheiros (AL), Edison Lobão (MA), Jader Barbalho (PA), Valdir Raupp (RO).
Fachin atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para manter no Supremo a investigação contra dois denunciados que não detêm foro por prerrogativa de função: o ex-senador José Sarney ( PMDB ) e Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro (subsidiária de gás natural da Petrobras).
Por outro lado, as investigações contra o ex-ministro Silas Rondeau, contra o operador de propinas Jorge Luz e contra o lobista Milton Lyra foram enviadas ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba.
Em sua decisão, assinada no último dia 20, o ministro Fachin diz que a denúncia oferecida contra o 'quadrilhão' peemedebista traz a "indicação de um estreito liame entre os denunciados detentores de foro por prerrogativa de função e os já nomeados que não ostentam tal condição".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!