quinta-feira, 21 de maio de 2009

ACM Neto: acusações não me atingem

O corregedor da Câmara dos Deputados, ACM Neto (DEM-BA), rebateu hoje (20) as críticas que recebeu do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG). ACM Neto afirmou que o ataque do colega “não o atinge” e que não tem como se defender de “acusações inexistentes”. Edmar Moreira é acusado de uso irregular de verba indenizatória. Durante depoimento no Conselho de Ética, o deputado do castelo afirmou que as denúncias apresentadas pelo corregedor foram “irresponsáveis e levianas”.
Deputado, qual foi o motivo para que Edmar Moreira partisse para o ataque contra a Corregedoria da Casa? Ele fez isso porque não tinha argumentos suficientes para se defender. E quando você não pode contestar fatos que não podem ser desmentidos, você passa a criticar pessoas que agem com seriedade e que aplicam o espírito público de fiscalização. Talvez se essas palavras tivessem sido proferidas por outro parlamentar eu poderia estar me sentindo ofendido, mas isso não me atinge em nenhum nível. Continuo a frente de um trabalho sério na Corregedoria da Casa.
Edmar Moreira alega que sofreu “perseguição política” dentro do DEM por causa de sua candidatura avulsa à Mesa da Casa, qual a opinião do partido sobre tal acusação? É inadmissível a justificativa dele de perseguição política. Eu mesmo pedi que ele passasse pelo crivo da bancada. Daí em diante os erros foram cometidos pelo próprio deputado. Ele procurou o que está acontecendo. Ele não pode se esquivar de responder as denúncias.Eu montei uma sindicância suprapartidária com vários nomes do saber jurídico da Casa. O relatório foi aprovado de forma unânime. Não foi apenas o DEM que se pronunciou sobre o fato, mas todos aqueles que examinaram pessoalmente o caso do Edmar Moreira. Nós seguimos o que determina o ato da Mesa. Não há nada que fuja a lei. Eu não tenho nenhum desejo de sair prejulgando o deputado, mas também não posso me furtar de fazer o meu papel. Como corregedor, eu precisava saber o que estava acontecendo. Ele queria o quê? Que eu não o mandasse para o Conselho de Ética? O que era da minha competência eu fiz. Agora espero que o Conselho julgue de forma honesta e que justiça seja feita. CH,20/05/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!