segunda-feira, 26 de março de 2012

José Serra vence prévias tucanas em São Paulo

SÃO PAULO – Favorito na disputa interna do PSDB, o ex-governador José Serra venceu ontem, com 52% dos votos dos filiados, as prévias do partido para a escolha do candidato à Prefeitura de São Paulo. Ele disputava a indicação com o secretário estadual de Energia, José Aníbal, que recebeu 31,2% dos votos, e com o deputado federal Ricardo Tripoli, que teve 15,7%.
Com o resultado, Serra passa a ser oficialmente o único pré-candidato do partido, e volta a disputar a cadeira de prefeito após ter renunciado ao cargo em 2006 para disputar o governo do Estado. Após o resultado, Serra pregou a união do PSDB. “A partir de hoje somos uma só voz e uma vitória para São Paulo. Saímos unidos e vitoriosos. Este é um dos processos mais democráticos, pois além de a militância escolher seu candidato, ela sai preparada para as eleições”, disse.
A entrada de Serra na disputa interna foi tardia, a menos de uma semana da data inicial da consulta interna, e causou um racha no partido. Os dois outros pré-candidatos foram contra o adiamento das prévias, que estavam marcadas para o dia 11 de março. Outros dois postulantes, os secretários Bruno Covas (Ambiente) e Andrea Matarazzo (Cultura), desistiram da disputa interna em favor de Serra.
Serra recebeu o apoio do o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Após votar, FHC defendeu a realização de prévias no PSDB para a disputa presidencial de 2014, dizendo que as eleições internas são um meio democrático de escolha sempre que houver mais de um pré-candidato. Ele aproveitou para alfinetar o PT, afirmando que o partido escolhe seus candidatos por imposição. “O ex-presidente Lula vai lá e manda: vai ser a Dilma Rousseff. Vai ser o Fernando Haddad. E foi. Deixou de funcionar democraticamente como no passado”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!