segunda-feira, 15 de junho de 2015

Dirceu: meu sigilo bancário não é mais segredo

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) informou que seu sigilo bancário e fiscal já está disponível no site da Justiça Federal do Paraná, base da operação Lava Jato. Em texto publicado em seu blog, Dirceu lembra que não há mais segredo de Justiça na investigação e qualquer advogado, mesmo sem procuração nos autos, pode – por meio de petição eletrônica –, ter acesso à integra da movimentação bancária e dados tributários seus e de sua empresa, a JD Assessoria e Consultoria, alvo da Lava Jato.
A nota, de autoria da equipe do Blog do Zé, foi postada sexta-feira, um dia depois que a Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras aprovou, em bloco de requerimentos, pedido do deputado Izalci (PSDB-DF) para que a comissão tenha acesso ao sigilo do ex-ministro e da JD Assessoria.
Aliados de Dirceu observam que a ofensiva da CPI pode ser desnecessária porque as informações que os deputados buscam de fato já são públicas e foram amplamente divulgadas pela mídia nos últimos meses, desde que o juiz federal Sérgio Moro – condutor das ações penais da Lava Jato –, levantou o sigilo dos autos, em março de 2015. "Foram produzidas dezenas de reportagens, em jornais e TVs, detalhando a lista de clientes e o faturamento da consultoria (de Dirceu) entre 2006 e 2013", destaca o texto publicado no Blog do Zé.
Segundo a nota, a defesa de Dirceu só tomou conhecimento da quebra do sigilo por meio do Jornal Nacional, da Globo, em 22 de janeiro. "Menos de uma semana depois, os advogados do ex-ministro se anteciparam e apresentaram à Justiça cópias dos contratos com as empreiteiras e das notas fiscais emitidas, além de todas as declarações de Imposto de Renda da empresa", assinala o blog de Dirceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!