terça-feira, 17 de julho de 2018

Com Ciro: blocão aposta no cavalo que ganhará, diz Lupi


Presidente do PDT afirmou que DEM, PP e Solidariedade 'tendem' a fechar com Ciro
Catarina Alencastro – O Globo
O presidente nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi, afirmou nesta terça-feira que o pré-candidato pedetista ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, está a um passo de conseguir o apoio formal de parte do chamado "blocão". Para Lupi, PPSolidariedade e até mesmo o DEM “tendem” a apoiar Ciro porque querem apostar “no cavalo que pode ganhar” a eleição. O otimismo de Lupi só não vale para o PRB que, na avaliação do pedetista, deve seguir outro caminho e apoiar o pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.
— PP, DEM e Solidariedade tendem a fechar com Ciro porque querem fazer parte do programa de governo. Querem ser protagonistas do processo. Tem também uma questão pragmática: eles querem apostar no cavalo que pode ganhar — disse Lupi ao GLOBO.
. A ala do Nordeste, que manda na sigla, quer a todo custo fechar com o pedetista. No Sul, o pré-candidato do Podemos, Alvaro Dias, teria assumido preferência dos progressistas. Um dos caciques da legenda afirma que mínima a possibilidade de o partido deixar de apoiar o pedetista para seguir com Alckmin:
— O Alckmin não é mais nem segunda opção no PP. Já ficou em terceiro lugar — afirma um importante quadro do partido.
O empresário do ramo siderúrgico Benjamin Steinbruch, filiado ao PP, é visto como o vice mais provável de Ciro Gomes. No sábado passado, um jantar na casa de Steinbruch deixou os pedetistas animados.
Caciques do DEM dizem que hoje Alckmin e Ciro têm chances iguais. Os simpatizantes de Ciro, liderados pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), estão sendo pressionados internamente a não apoiar o pedetista. Mas não deixam de trabalhar para vencer as resistências. O economista Claudio Adilson, escalado pelo DEM para negociar uma agenda programática palatável junto à campanha de Ciro, está elaborando um diagnóstico para apresentar ao partido.
— É uma construção. Você não levanta um prédio de um dia para o outro. Você bota viga e vai cimentando tijolo por tijolo. No fim de semana tivemos uma conversa importante, e conseguimos avançar — diz um dos líderes do DEM que se auto-intitula “Cirista”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!