sexta-feira, 13 de julho de 2018

Ministério vai unificar registro de ocorrências em todo país


Do G1
O Ministério da Segurança Pública divulgou, hoje, a implementação do Boletim Nacional de Ocorrências para unificar e padronizar o registro de crimes em todo o país.
Segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, a integração das informações de todos dos estados deve auxiliar nos serviços de investigação policial e de acesso às informações. Também deve contribuir com o serviço de inteligência no combate ao crime organizado, e para a formulação de políticas públicas.
“Vai produzir um salto em termo de produtividade. Vai permitir, é um passo inicial para a integração das nossas polícias que é fundamental no combate ao crime”, destacou Raul Jungmann.
O boletim faz parte do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), que foi criado em 2012, mas apenas em 2018, com a criação do Ministério da Segurança Pública, passou a ser obrigatório para todos os estados.
Aqueles estados que não aderirem ao sistema podem enfrentar punições, como não receber recursos do governo federal para a segurança pública.
“Se uma pessoa bateu o carro, ao mesmo tempo que ela registra o BO, ela já era liberada. Porque você não tinha informações sobre a pessoa. Quando você institui o boletim nacional, você vai ter informações de todo o país. Aí você pode descobrir que aquela pessoa que bateu o carro é o chefe de uma facção”, exemplificou o ministro Raul Jungmann.
Até o momento, segundo o Ministério da Segurança Pública, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Roraima, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí e Alagoas já utilizam o sistema.
Uma das principais dificuldades, segundo o ministério, é que muitos estados não estão integrados nem mesmo internamente, ou seja, uma delegacia em um município não tem acesso aos dados de delegacias em outros municípios. Nestes casos, o ministério vai repassar recursos federais para que a integração seja feita em breve.
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, acredita que até 2019 todos os estados brasileiros já estarão 100% integrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!