quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Aras diz que arquivou menção a Bolsonaro no caso Marielle: ‘factoide’

Augusto Aras (Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)
Augusto Aras (Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)
Por Fillipe Vilar em Notícias
O Procurador-Geral da República (PGR), Augusto Aras, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, afirmou ter arquivado a notícia de fato enviada pelo Ministério Público ao Supremo Tribunal Federal (STF) que trazia a menção de Jair Bolsonaro (PSL) no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Segundo o PGR, a o episódio da divulgação do fato pela reportagem da TV Globo como “factoide”. Aras afirmou que deve encaminhar o Ministério Público Federal (MPF) para investigar as circunstâncias da citação e da divulgação.  O inquérito atende a um pedido do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

“Por si só, a notícia de fato [que chegou ao STF] já encerrava a solução do problema”, afirmou Aras ao jornal. “[O arquivamento ocorreu] porque não tinha nenhuma hipótese [de investigação do presidente] a não ser a mera comunicação [ao Supremo”, avaliou.
Marielle Franco foi morta a tiros em março de 2018 (Foto: Divulgação)

“Factoide”

“O que existe agora é um problema novo, o factoide que gerou um crime contra o presidente”, disse o procurador-geral. Ele relembra que o próprio Ministério Público do Rio de Janeiro, ao enviar o depoimento do porteiro ao STF, remeteu junto uma declaração da Câmara dos Deputados constatando a presença de Bolsonaro em Brasília no dia do crime, 18 de março de 2018.
Aras afirmou que foram enviadas ao STF gravações de ligações entre a portaria do condomínio Vivendas da Barra e as casas apontadas pelo porteiro. “Não há menção ao presidente”, disse o PGR. A equipe comandada por Aras também estaria ouvindo o restante das gravações, referentes aos dias seguintes, mas por enquanto não haveria indícios de envolvimento de Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!