terça-feira, 22 de maio de 2012

Impasse interno no PT atrapalha a oposição

Débora Duque

A manutenção do impasse sobre a candidatura petista com o desfecho da prévia de domingo (20) não atrapalhou apenas as movimentações da aliança governista. Mesmo se beneficiando automaticamente do desgaste do PT e do provável fracionamento da Frente Popular, os oposicionistas permanecem inquietos com a indefinição do quadro eleitoral. Entre eles, há o consenso de que qualquer mudança no cenário das quatro pré-candidaturas da oposição só irá ocorrer quando o martelo for batido no campo da situação. Por enquanto, a estratégia adotada por cada um dos prefeituráveis é manter-se distante da briga petista, assistindo “de camarote” à disputa e esperando para colher os possíveis dividendos mais na frente.
“As pessoas estão conformadas com essa situação e está cada um trabalhando em faixa própria”, avaliou Raul Jungmann (PPS), um dos prefeituráveis. A peça que ainda pode movimentar o tabuleiro da oposição é o chamado grupo dos alternativos, liderado pelo senador Armando Monteiro Neto (PTB), cuja possibilidade de lançar um nome para a disputa está cada vez mais evidente com o racha do PT. Internamente, não se descarta a possibilidade de o bloco atrair alguma das candidaturas oposicionistas. Além disso, o possível lançamento dessa candidatura “alternativa” pode também forçar o recuo de uma das postulações da oposição.
No momento, porém, a movimentação do petebista é avaliada como positiva pelo grupo. “Só confirma ainda mais o segundo turno da eleição. Agora a legitimidade de se fazer um discurso de oposição é nossa”, avaliou Raul Henry (PMDB). A opinião do peemedebista é endossada por Mendonça Filho (DEM). “É mais um segmento que mostra que o Recife está no mal caminho. Agora, prever o que vai acontecer com as candidaturas da oposição daqui para frente é algo que ainda é prematuro”, reconhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!