segunda-feira, 16 de julho de 2012

José Queiroz pode ficar impedido de disputar reeleição

O Tribunal de Justiça de Pernambuco recomendou à Procuradoria eleitoral a impugnação  do registro da candidatura do prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), que concorre à reeleição. O pedido de impugnação se dá com base em suposta prática de abuso de poder político e econômico e foi resultado de uma ação movida pelo diretório municipal do Democratas. Caberá agora à procuradoria eleitoral avaliar a recomendação e enviar seu parecer ao juiz para a decisão final. O blog tentou ouvir o prefeito, mas seus telefones estavam desligados. O ex-secretário de Imprensa e atual coordenador de comunicação da Frente Popular, Aquiles Lopes, disse que até o final do dia enviaria uma nota à Imprensa.
Em sua segunda gestão, de 1993 a 1996, Queiroz utilizou o programa de rádio 'Fala, Prefeito', custeado pelo erário municipal, em benefício próprio e de terceiros.Na época, o Ministério Público ingressou com uma Ação Popular pedindo que fosse declarada a ilegalidade da conduta do gestor, pedindo o ressarcimento dos danos causados à administração. A 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco, por unanimidade de votos, julgou procedente a ação, reconhecendo que o prefeito infringiu o comando do artigo 37, parágrafo 1\167, da Constituição Federal.
Queiroz foi condenado, à época, a ressarcir aos cofres públicos 50% do valor custeado pelo erário municipal. A decisão foi publicada em 07 de julho de 2010, no Diário da Justiça. Com a decisão do colegiado, Queiroz poderá ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O processo é o de número 136753-1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!