terça-feira, 5 de novembro de 2013

DEMOCRATAS no lá e lô?

Por Magno Martins
 Com o provável alinhamento do DEM ao palanque do tucano Aécio Neves, como ficaria o Democrata em Pernambuco na sucessão estadual? Candidato próprio está fora de cogitação, até mesmo por falta de quadros.
Tenho a impressão de que Mendonça Filho, que hoje comanda a legenda no Estado, deve copiar o modelo do PSDB: no plano nacional marcha com Aécio e no local apoia o candidato a governador do PSB.
Presidente estadual do PSDB, o deputado Sérgio Guerra já admite uma composição nesses moldes, porque em Minas a tendência é que PSB e PSDB, que hoje são alinhados, permaneçam juntos no plano estadual.
O maior entrave de uma coligação dessa complexidade para o eleitor entender está também na eleição proporcional. Há quem fale num grande chapão para deputado federal e estadual que inclua também o PSDB e o DEM.
E aí, Mendonça topa? O chapão federal, para ele, não seria problema. O drama estaria em administrar a ampla coligação para estadual em razão da resistência daqueles que teriam, teoricamente, uma eleição garantida e que, teoricamente também, passariam a servir de cauda.
Há muito tempo pela frente, mas essas costuras, quando não bem conduzidas, desagradam a gregos e troianos. Para os que disputam a eleição proporcional o melhor cenário seria candidatura própria a governador, mas o DEM, esfacelado, não pode entrar numa aventura. E não vai aparecer ninguém para o 'cristo'.
A saída seria de fato buscar uma forma de se entender com o PSB, principalmente se este for o modelo adotado em outros Estados, como Minas.
Eduardo e Aécio estão costurando palanques que possam dar certo nos Estados sem refletir nos projetos presidenciais de ambos. Não é fácil, mas político adora engenhocas e malabarismos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!