segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Líderes Democratas estão entre os parlamentares mais influentes do País

Fonte: Assessoria de imprensa
O líder do Democratas na Câmara, deputado federal Ronaldo Caiado (GO), aparece mais uma vez na lista da elite parlamentar. O deputado foi escolhido como o sexto parlamentar mais influente do Congresso Nacional, conforme o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que há 13 anos divulga a relação dos 10 melhores deputados federais e senadores. O ranking, anunciado nesta segunda-feira (11/11), foi elaborado a partir de votação realizada apenas pelos 100 “Cabeças” do Congresso, definidos pelo próprio DIAP em agosto deste ano. Caiado é o único goiano que figura na relação do DIAP.
“O DIAP é uma lista técnica, que leva em consideração o trabalho e atuação de cada um. Só de entrar na lista dos 100 cabeças, o parlamentar tem que se orgulhar. Agora, estar entre os mais influentes, de acordo com os colegas de parlamento, é outro prêmio, por ser uma lista ainda mais restrita. Mostra que o seu trabalho é respeitado por todos, não importando a sigla partidária. Fico feliz. É mais um item para a minha prestação de contas aos goianos, já que este é o meu último mandato como deputado. E aumenta a minha responsabilidade e me credencia a disputar outros cargos”, afirmou Caiado.
Entre os senadores democratas, o presidente nacional do partido, José Agripino está pelo 14º ano consecutivo entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Na lista dos 150 deputados e senadores apontados como os mais influentes, José Agripino está em 15º lugar.
“Para mim, é uma honra ter sido outra vez indicado entre os parlamentares mais influentes do Congresso. Tento fazer do meu mandato o melhor possível, sem demagogia, mas com espírito público, seja nas discussões na Casa, na apresentação de projetos e representando meu Estado”, afirmou o senador potiguar. O levantamento do Diap leva em consideração qualidades como negociar projetos, conduzir debates e formular políticas públicas.
Entenda melhor
O Diap faz a eleição dos dez parlamentares mais influentes há 13 anos, da qual participam os 100 “Cabeças do Congresso”, selecionados pela entidade a partir de vário critérios, entre os quais a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, como a reputação do congressista. Neste ano, 75 dos 100 votaram – 56 deputados e 19 senadores.
Conforme definição do DIAP, os “Cabeças” são os parlamentares que influenciam o poder decisório no Congresso Nacional com suas opiniões, posições, atos, vetos, e iniciativas. Para a escolha, a instituição realiza pesquisa por meio de entrevistas com os próprios parlamentares, jornalistas, assessores das duas Casas do Congresso, cientistas e analistas políticos no período de fevereiro a julho de 2013. Há ainda, segundo a instituição, uma análise criteriosa das atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou organizações econômicas ou de classe, da formação e vida acadêmica, além de levantamentos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência de citações na imprensa, entre outros. Também são consideradas posições ocupadas no Congresso, como liderança, vice-liderança, presidência de comissão e partido político, relatoria de projetos de lei e direção na Câmara e Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!