quinta-feira, 19 de maio de 2016

Temer recebe 20 deputadas após críticas sobre ministério masculino

Filipe MatosoDo G1, em Brasília
Michel Temer recebe parte da bancada feminina da Câmara em audiência no Palácio do Planalto (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)Temer recebeu parte da bancada feminina da Câmara em audiência no Palácio do Planalto (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Após ser alvo de críticas por montar um ministério sem a presença de mulheres no primeiro escalão, o presidente em exercício Michel Temer se reuniu na manhã desta quinta-feira (19), no Palácio do Planalto, com 20 deputadas de 11 partidos aliados ao seu governo. Atulamente, a bancada feminina da Câmara é formada por 52 deputadas.
Ao final da audiência, a deputada Josi Nunes (PMDB-TO) relatou que, durante a audiência, o presidente em exercício sinalizou que, "um pouco mais à frente", pretende reformular novamente a Esplanada dos Ministérios e, então, irá nomear uma mulher para o primeiro escalão.
"Eu coloquei [na reunião] que, na mesa de decisão dos ministérios, é preciso ter uma mulher. Ele [Temer] disse que ficará com este grupo de ministros, mas o processo está em andamento. Ele deixou claro que haverá a formação de um novo ministério, um pouco mais à frente, e ele vai trabalhar nesta questão da mulher", contou Josi Nunes.
""Sim, ele vai nomear uma representante mulher [para o primeiro escalão]. Ele ainda está formatando o governo. Era preciso diminuir a máquina do governo neste momento para dar uma resposta à sociedade. Mas as políticas para as mulheres não serão paralisadas. Não é porque não há um Ministério da Mulher que teremos uma paralisação ou retrocesso", complementou a deputada do PMDB.
Na tentativa de contornar o mal-estar gerado com a montagem de um ministério exclusivamente masculino, o peemedebista passou a nomear, nos últimos dias, mulheres para cargos importantes do segundo escalão do governo.
Nesta semana, por exemplo, foram anunciados os nomes de Maria Silvia Bastos para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição subordinada ao Ministério do Planejamento, e o de Flávia Piovesan para o comando da Secretaria de Direitos Humanos, pasta que ficará vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania.
Temer também chegou a buscar uma mulher para ocupar a Secretaria Nacional de Cultura, que passou a ser subordinada ao Ministério da Educação. No entanto, depois de algumas das mulheres convidadas para a vaga terem recusado assumir o posto, o presidente em exercício deciciu indicar o secretário municipal de Cultura do Rio, Marcelo Carelo, para a secretaria.
Presidência da Câmara
A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) afirmou à imprensa que, durante a audiência com Michel Temer no Palácio Planalto, pediu que ele apoie a candidatura de uma deputada para a presidência da Câmara. Segundo ela, esse seria um gesto do presidente em exercício para "trazer a feminilidade para o lado do Congresso".
Já a deputada Rosângela Gomes (PRB-RJ) disse ter sugerido a Temer o nome da presidente do PMDB Mulher, Fátima Pelaes, para o comando da Secretaria de Política para as Mulheres, vinculada ao Ministério da Justiça.
Veja a lista de deputadas que participou da reunião desta quinta com Temer no Planalto:
DEM
Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO)
PMDB
Dulce Miranda (PMDB-TO)
Elcione Barbalho (PMDB-PA)
Josi  Nunes (PMDB-Tocantins)
Laura Carneiro (PMDB-RJ)
Marinha Raupp (PMDB-RO)

PP
Conceição Sampaio (PP-AM)
PR
Christiane de Souza Yared (PR-PR)
PRB
Rosangela Gomes (PRB-RJ)
PSB
Creuza Pereira(PSB-PE)
Keiko Ota (PSB-SP)
Maria Helena (PSB-RR)
Teresa Cristina (PSB-MS)
PSDB
Geovania de Sá (PSDB-SC)
Mara Gabrilli (PSDB-SP)
Mariana Carvalho (PSDB-RO)
PSL
Dâmina Pereira (PSL-MG)
PTB
Cristiane Brasil (PTB-RJ)
PTN
Renata Breu (PTN-SP)
PV
Leandre (PV-PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!