sexta-feira, 8 de maio de 2015

Engana-se quem acha que rombo gigante passará batido

Foto: Gerdan Wesley
Foto: Gerdan Wesley
Brasília – Mais uma caixa-preta será aberta. O governo tentou, mas a oposição finalmente conseguiu criar no Senado, nesta quarta-feira (06), a chamada CPI dos Fundos de Pensão. O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), disse que só conseguiu descansar após meia-noite, quando sua assessoria garantiu que nenhuma das 27 assinaturas do requerimento de convocação foi retirada.
“Ficamos de plantão até a meia-noite, para não deixar que eventuais retiradas de assinaturas impedissem a criação dessa CPI. Os abusos que foram praticados nos fundos de pensão são extremamente graves. Essa investigação trará mais revolta e indignação às pessoas”, afirmou Cássio.
De acordo com o líder, somente o Postalis, o fundo dos Correios, apresenta rombo de R$ 5,7 bilhões. “Para tampar este rombo, sua diretoria pretende recorrer ao artifício mais torpe e injusto: obrigar que os pobres funcionários arquem com o fruto do malfeito e paguem a conta. Para isso, eles terão descontos mensais de até 26% nos salários, e por longuíssimos 15 anos”, lamentou Cássio.
Objeto de investigação
A comissão parlamentar de inquérito irá investigar irregularidades e prejuízos na administração de recursos financeiros em entidades fechadas de previdência complementar, sociedades de economia mista e empresas controladas direta ou indiretamente pela União, ocorridas a partir de 2003.
Entre as entidades cujas contas serão investigadas estão a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil; a Petros, da Petrobras e o Postalis, dos Correios.
O pedido de criação da CPI dos Fundos de Pensão foi protocolado pelos senadores do PSDB, Cássio Cunha Lima, Aloysio Nunes Ferreira (SP) e por Ana Amélia (PP-RS).
Instalação da CPI
Agora, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), irá enviar ofício para as lideranças partidárias pedindo que, em cinco dias úteis, elas indiquem os nomes que integrarão a CPI. A comissão terá 11 integrantes.
Senadores que confirmaram suas assinaturas na CPI dos Fundos de Pensão:
1.      Aécio Neves (PSDB-MG)
2.      Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP)
3.      Alvaro Dias (PSDB-PR)
4.      Ana Amélia (PP-RS)
5.      Antônio Anastasia (PSDB-MG)
6.      Ataídes Oliveira (PSDB-TO)
7.      Cássio Cunha Lima (PSDB/PB)
8.      Cristovam Buarque (PDT-DF)
9.      Davi Alcolumbre (DEM/AP)
10.  Eduardo Amorim (PSC-SE)
11.  Flexa Ribeiro (PSDB-PA)
12.  José Agripino (DEM-RN)
13.  José Medeiros (PPS-MT)
14.  José Serra (PSDB-SP)
15.  Lasier Martins (PDT-RS)
16.  Luiz Henrique (PMDB-SC)
17.  Magno Malta (PR-ES)
18.  Maria do Carmo Alves (DEM-SE)
19.  Paulo Bauer (PSDB-SC)
20.  Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)
21.  Reguffe (PDT-DF)
22.  Ricardo Ferraço (PMDB-ES)
23.  Roberto Requião (PMDB-PR)
24.  Romário (PSB-RJ)
25.  Ronaldo Caiado (DEM-GO)
26.  Rose de Freitas (PMDB-ES)
27.  Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!