quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Lula vê cerco da PF e do Ministério Público


Blog do Kennedy
No PT, há relatos de desagrado do ex-presidente com ação em escritório de filho
No PT, os relatos são de que o ex-presidente Lula considera que ele e familiares sofrem um cerco de setores da Polícia Federal e do Ministério Público. A ação de ontem da PF (Polícia Federal) no escritório de um dos filhos reforçou essa avaliação do ex-presidente.
A PF cumpriu um mandado de busca e apreensão de documentos no escritório de Luiz Cláudio Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente. A ação aconteceu no âmbito da Operação Zelotes, que investiga acusações de fraudes no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). O advogado do filho de Lula negou envolvimento do cliente em irregularidades e afirmou que as suspeitas não têm fundamento.
Lula está insatisfeito com a forma como a Polícia Federal é conduzida. Avalia que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não tem controle sobre o que ex-presidente considera eventuais abusos da PF.
Há também contrariedade com a atitude da presidente Dilma Rousseff, que buscaria se diferenciar de Lula na questão ética. Na semana passada, Dilma disse que seu governo não era protagonista do maior caso de corrupção do mundo, definição dada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, numa troca de farpas com a petista.
Nos jornais de hoje, há versões de que ontem, no calor dos acontecimentos, Lula fez críticas duras à presidente. O Instituto Lula negou que o ex-presidente tenha feito tais observações. Mas essas versões tendem a criar intrigas entre Lula e Dilma, que, se não forem dissipadas, poderão piorar uma relação pessoal que ainda é boa, mas que já foi bem melhor.
Preocupado com a reação de Lula, o ministro da Justiça disse que a PF, no caso, agiu como polícia judiciária. Ou seja, a mando da Justiça, cumprindo ordem de um juiz que atendeu a uma solicitação do Ministério Público. Cardozo tem razão nesse ponto.
A presidente, até o início da noite, demonstrava preocupação, porque sabe que o envolvimento de um filho numa investigação deixaria Lula chateado, mas imaginava até em pegar um avião hoje para ir a São Paulo visitar o ex-presidente. Lula completa 70 anos hoje. Não havia uma decisão de viajar, mas um desejo de ir a São Paulo. Hoje, Dilma colocou em rede social uma mensagem parabenizando e elogiando Lula, o que funciona como um aceno neste momento.
Já houve outros momentos de tensão na relação entre Dilma e Lula, que foram superados depois de conversas a sós entre os dois. Recentemente, Lula esteve presente em Brasília para ajudar Dilma a combater a tentativa da oposição de colocar em andamento um processo de impeachment.
Por uma questão até de sobrevivência política, Lula e Dilma não têm alternativa a uma ação conjunta. Um afastamento tende a ser prejudicial aos dois. Dilma está no poder. Lula, apesar do momento difícil, ainda aparece em pesquisas com capital relevante para tentar ser candidato novamente à Presidência.
Investigações da Zelotes e da Lava Jato que envolvem Lula e familiares preocupam o PT, porque podem desgastar politicamente o quadro com maior potencial eleitoral do partido. Há previsão de que Lula participe de uma reunião do Diretório Nacional nesta quinta em Brasília. Certamente, essas investigações serão tema importante do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!