quarta-feira, 4 de maio de 2016

Polícia Federal afirma que refinaria Abreu e Lima foi alvo de cartel


refinaria-Heudes-Regis
A ação em cartel, conforme consta no relatório, fez com que o valor de referência do certame subisse e também propiciou lucro, em média, três vezes maior para as empresas. Foto: Heudes Régis / JC Imagem
A investigação da Polícia Federal (PF) chegou à conclusão que o chamado “Clube das Empreiteiras” agiu para garantir que o consórcio formado pelas empreiteiras Odebrecht e OAS (Rnest/Conest) ganhasse licitações para obras na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
De acordo com a publicação do portal G1, a ação em cartel, conforme consta no relatório, fez com que o valor de referência do certame subisse e também propiciou lucro, em média, três vezes maior para as empresas.
“De posse das informações privilegiadas e em conluio com outras empresas as Construtoras Norberto Odebrecht e OAS puderam impor propostas com preços majorados, aumentando o potencial de lucro na execução dos contratos de R$ 1.164.691.321,42”, afirmam os peritos da Polícia Federal.
Ainda segundo os peritos, esse valor atualizado para outubro de 2015 corresponde a R$ 1.814.990.675,99. O G1 tenta contato com as empesas.
ABANDONO
Em maio de 2015, o Blog de Jamildo expôs o abandono da segunda parte da Refinaria Abreu e Lima (Rnest): equipamentos e componentes que deveriam estar produzindo diesel estão ao relento, perdendo valor a cada dia e aos poucos se transformando em entulho. A segunda parte teve sua construção interrompida com 80% de conclusão no início de 2015, como um dos reflexos da Operação Lava Jato.
Um ano após a denúncia, funcionários enviaram fotos ao Blog mostrando que o chamado ‘segundo trem” da refinaria continua abandonado. Ao Blog Social 1, o presidente de Suape, Thiago Norões, afirmou que 2016 pode não ser tão bom para o Brasil, mas vai ser melhor para Pernambuco. Ele garantiu que a Refinaria vai voltar a retomar os investimentos, ainda neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!