quinta-feira, 23 de junho de 2016

TV Globo exibe vídeo em que Sérgio Guerra aparece negociando propina

Sergio-Guerra-foto PSDB
A TV Globo exibiu nesta quarta-feira (22) a mais contundente prova de que o então senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) recebeu propina para ajudar a esvaziar a CPI da Petrobras instalada no Senado em 2009.
No vídeo, o então senador, que morreu em 2014 como deputado federal, defende que a CPI conclua seus trabalhos com “uma discussão genérica” sobre a matéria e confessa ter “horror” a CPIs.
Segundo a Polícia Federal, ele e deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), denunciado ontem ao Supremo Tribunal Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pediram R$ 10 milhões para que as apurações não avançassem sobre as suspeitas de superfaturamento nas obras da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco.
“Eu tenho horror a CPI. Nem a da Dinda (PC Farias) eu assinei. É uma coisa deplorável. Fazer papel de polícia, parlamentar fazendo papel de polícia”, disse o então senador na reunião que foi gravada da qual também participaram o então diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, o então diretor da Queiroz Galvão, Idelfonso Colares Filho, Erton Medeiros, representante da Galvão Engenharia e o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano.
A conversa ocorreu numa sala comercial localizada no edifício Leblon Empresarial, na zona sul do Rio de Janeiro. As imagens, registradas pelo circuito interno de segurança da sala, foram entregues ao Ministério Público pelo empresário Marcos Duarte, proprietário do imóvel.
Tal qual Sérgio Guerra prometeu, o relatório final da CPI não apontou irregularidades no contrato e as empreiteiras Queiroz Galvão e Galvão Engenharia sequer tiveram os seus nomes citados.
Em delação premiada, Paulo Roberto Costa garantiu que a propina foi paga a Sérgio Guerra pela construtora Queiroz Galvão, que integrava o consórcio investigado pela CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!