quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dilma discute reforma ministerial

BRASÍLIA (AE) - A reforma ministerial, agendada para o ano que vem, já virou pauta de conversa da presidente Dilma Rousseff (PT) com os partidos da base aliada. Ontem à noite, a presidente recebeu para um jantar no Palácio da Alvorada o presidente do PT, o deputado estadual Rui Falcão (SP).
Do cardápio do jantar, além da mexida na Esplanada, constavam pelo menos mais dois assuntos: uma radiografia sobre os candidatos do PT e as alianças para as eleições municipais do ano que vem e uma avaliação sobre o comportamento da base aliada e dos petistas nas votações importantes da reta final dos trabalhos do Congresso - Orçamento, DRU e Previ­dência Complementar dos Servidores.

A reforma ministerial é o ponto mais encruado porque o PT não está gostando da ideia de perder ministros na fusão de algumas pastas planejada pela presidente. Já o PMDB, por meio do seu presidente, o senador Valdir Raupp (RO), reagiu provocando os petistas ao dizer que o partido “dá total apoio ao enxugamento da máquina (da Esplanada)”. Ainda acrescentou: “É muito positivo e coerente agregar alguns dos 38 ministérios”.

Segundo assessores da Presidência, Dilma quer aproveitar a desincompatibilização dos mi­nistros que vão disputar as eleições municipais, no ano que vem, para fazer a reforma - é o caso do atual ministro da Educação, Fernando Haddad, que vai disputar a Prefeitura de São Paulo. Além da troca desses ministros, Dilma confidenciou o plano de incorporar as mulheres no guarda-chuva do Ministério dos Direitos Humanos, dirigido por Maria do Rosário, que também abrigaria Igualdade Racial. O PT resiste a  fusão, alegando que esses ministérios representam “conquis­tas” dos movimentos soci­ais e custam pouco dinheiro do Orçamento. É provável que Dilma só mantenha a Secretaria de Políticas para as Mu­lhe­res por seu caráter simbólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!