terça-feira, 24 de abril de 2012

Oposição também prepara ação

Débora Duque
À exceção do PSDB, as oposições também irão provocar a Justiça Eleitoral com o objetivo de combater a “campanha antecipada” que estaria sendo realizada pelos dois pré-candidatos do PT. Conforme havia sido anunciado na semana passada, os partidos DEM, PPS e PMDB resolveram protocolar, na quinta-feira (26), uma ação conjunta no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra os atos de rua capitaneados tanto pelo prefeito João da Costa, como pelo secretário estadual de Governo, Maurício Rands. O argumento do grupo é de que as movimentações dos petistas não estão restritas aos filiados do partido e se estendem à população em geral, o que infringe a legislação.
 Por isso, os oposicionistas estudam, inclusive, entrar com uma liminar pedindo a suspensão dos atos de campanha para a prévia petista. De acordo com Ramiro Becker, advogado DEM que está a frente da ação, os postulantes do PT estão ultrapassando os limites da primária do partido e praticando propaganda extemporânea. Ele cita como exemplo os atos organizados por Rands e João da Costa no último sábado. O primeiro fez uma caminhada em Brasília Teimosa, enquanto o segundo reuniu a militância num colégio particular. O evento, porém, extrapolou os muros do local e tomou os arredores da escola. “A grande confusão é que os dois estão misturando a campanha para a prévia com a campanha para prefeito, fazendo até promessas de governo. Quando se faz um ato num bairro como Brasília Teimosa, por exemplo, não há como garantir que só os filiados do PT irão participar”, argumenta.

Para embasar a ação, os oposicionistas estão reunindo notícias veiculadas na imprensa, vídeos e materiais distribuídos durante os eventos. A iniciativa de partir para a briga judicial foi do ex-deputado Raul Jungmann (PPS) que, de imediato, recebeu a solidariedade dos outros dois prefeituráveis, Mendoça Filho (DEM) e Raul Henry (PMDB). Num indicativo de que pretende descolar sua imagem do restante da oposição, o deputado estadual e também pré-candidato, Daniel Coelho (PSDB) optou por não endossar a ofensiva do grupo. O tucano alegou que respeita a postura dos colegas, mas, por enquanto, não pretende judicializar a campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!