sábado, 21 de abril de 2012

Prefeita de Bezerros faz fila para dar dinheiro

Desde o ano passado, moradores de Bezerros reservam as quintas-feiras para ir até a casa da prefeita do município, Bete de Dael (PR), a fim de receber uma “ajudinha de custo”, que varia de R$ 5 a R$ 15, em troca do número do título de eleitor. A distribuição de dinheiro foi flagrada pela reportagem da Folha de Pernambuco, nesta quinta-feira (19). Após receber denúncia anônima de que a gestora estava realizando a prática, a equipe foi até a rua Sigismundo Gonçalves, em frente à praça dos Tamarindos, para checar a informação que movimentava a casa rosa (de propriedade da prefeita).
No local, populares - que preferiram manter a identidade preservada- relataram que, semanalmente, enfrentam fila em frente à casa de Bete para serem recebidos por ela, que seria pré-candidata à reeleição. “Toda semana eu venho, mas hoje (quinta-feira) ainda não consegui pegar (o dinheiro). É uma ajudinha para a gente comprar comida, remédio...”, disse um dos “beneficiados”. Outro popular, que estava na praça, de olho no movimento, declarou: “Isso é um absurdo. Toda quinta-feira ela distribui dinheiro para o povo. Eu, graças a Deus, não preciso disso”, protestou.
Um outro morador relatou, também em reserva, que já havia feito a denúncia ao Ministério Público local e à Polícia Federal (PF), mas de nada adiantou. “Há três semanas, exatamente numa quinta-feira, depois de ter visto esse monte de gente em frente à casa da prefeita pegando dinheiro, liguei para a PF para formalizar a denúncia. E o policial me perguntou se eu tinha provas de que o dinheiro era público, porque, se fosse dela, não tinha problema nenhum nisso. Fica difícil tentar barrar esses esquemas porque a cidade é pequena e todo mundo tem medo da prefeita e do marido dela”, revelou. A fonte disse ainda que, há 15 dias, Bete de Dael distribuiu pão no bairro de Asa Branca, alegando estar pagando uma promessa religiosa.
Depois de flagrar e registrar dezenas de pessoas enfileiradas em frente à residência da prefeita, o fotógrafo da Folha, Allan Torres, foi abordado e agredido pelo marido de Bete, Valdiael de Lima, conhecido por Dael. Torres não teve a oportunidade de se explicar e precisou sair às pressas do local para não ser vítima de uma agressão maior, já que Dael e outros populares saíram correndo em sua busca para tentar tomar a câmera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Patos no Caminho da Mudança!

Ramonilson Alves, Deputado Federal Eflain Filho, Benone Leão e Umberto Joubert.  Por uma Patos Melhor!